Desde o passado dia 15 de janeiro e até 14 de fevereiro está patente a exposição “70 Cavaquinhos, 70 Artistas”, no Theatro Circo, em Braga. A exposição exibe 70 cavaquinhos que foram transformados por 70 artistas plásticos nacionais.

Com a primeira instalação em Novembro, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, a mostra passará por dez cidades do país, na sua maioria ligadas à prática do cavaquinho. Braga não poderia faltar no percurso da exposição, uma vez que é uma das origens da história do instrumento.

A Associação Cultural Museu Cavaquinho, fundada e presidida pelo músico Júlio Pereira, é responsável pela exposição, promovida no âmbito de uma série de atividades da associação, cujo objetivo é divulgar e preservar o cavaquinho. A iniciativa é apadrinhada pelos artistas plásticos Pedro Cabrita Reis, Júlio Pomar e Julião Sarmento.

A intervenção plástica feita nos instrumentos foi realizada por 70 artistas portugueses, muitos deles jovens, convidados pela Associação Cultural Museu Cavaquinho. Entre estes estão André Letria, Graça Bordalo Pinheiro e Pedro Sousa Pereira. Na transformação foram usados diversos materiais e ligações a variados temas, desde a música à austeridade.

Além da exposição coletiva nacional, a associação levou a cabo a edição de um livro intitulado “70 Cavaquinhos 70 Artistas”, que regista todos os 70 cavaquinhos transformados. O livro está à venda nos locais da exposição, em livrarias e em museus.

Com as suas iniciativas, a Associação Cultural Museu Cavaquinho pretende registar a identidade do cavaquinho, um pequeno instrumento de cordas que se propagou até ao Brasil, Cabo Verde, Indonésia e Havai. O seu trabalho passa por fazer investigação e inventariação de tudo que se relacione com o instrumento, como construtores, músicos e grupos de cavaquinho. Desta forma, a associação caminha para a candidatura do instrumento a Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).

A mostra está aberta ao público, de segunda a sábado, desde as 14h30 às 18h30, no Salão Nobre do Theatro Circo, até dia 14 de Fevereiro e a entrada é gratuita.