Em Guimarães, o derby minhoto foi de sentido único. O Vitória arrancou a todo o vapor para um triunfo folgado (95-74) e não teve direito a perseguição de um Barcelos longe da sua bitola habitual, sobretudo durante os primeiros 20 minutos.

No final do primeiro período a diferença pontual entre os dois conjuntos era já de 22 pontos, com os visitados na frente por 32-10. A turma de Fernando Sá não quis ficar-se por aqui e embalou rumo a um 66-34 ao intervalo, para gáudio do muito público afeto ao Vitória e desilusão e incredulidade das dezenas que se deslocaram desde Barcelos.

A segunda metade do encontro trouxe um Vitória mais contido, apostado na gestão do resultado e da condição física dos seus atletas, facto que o BC Barcelos aproveitou para encurtar distâncias e demonstrar o porquê de também estar a realizar uma temporada digna de realce. O terceiro e o quarto parcial caíram a favor dos barcelenses (13-22 e 16-18 respetivamente), valendo aos vitorianos o desnível da primeira parte a fechar o resultado em 95-74.

Mais uma performance de eleição de José Silva (22 pontos, 75% de eficácia de 2 pontos), acompanhado por Douglas Wiggins que vestiu o fato de gala (21 pontos, 5 assistências e 3 roubos de bola). Nebojsa Pavlovic e Marcel Momplaisir foram novamente essenciais no momento defensivo, com a sua agressividade a valer em conjunto 13 ressaltos defensivos, 3 roubos de bola e 3 desarme de lançamento, tendo ambos somado os mesmos 10 pontos na vertente ofensiva.

Do lado da turma de José Rodrigues a exibição do base Carlos Fechas (2/8 de 2 pontos) foi o reflexo do desempenho da equipa. No meio de 18 “turnovers” e muitas tardes de desinspiração, Marco Loncovic assumiu-se como a pedrada no charco tendo conseguindo somar 17 pontos e 7 ressaltos.

Com este resultado, o Vitória reforça a vice-liderança (22 pontos) precisamente à custa do Barcelos, agora na terceira posição, com 20 pontos. Na próxima jornada as duas formações minhotas não terão tarefa facilitada. O Vitória desloca-se ao tradicionalmente difícil pavilhão da Ovarense, ao passo que o Basquete de Barcelos recebe o Lusitânia, quinto classificado da LPB.