A Casa do Professor, associação de solidariedade social sem fins lucrativos, celebra, este sábado, dia 14 de fevereiro, 36 anos de apoio aos docentes e respetivos familiares diretos. As comemorações tiveram lugar este sábado na fundação e estendem-se até à noite de 21 de fevereiro com um jantar-concerto solidário.

A temática da “memória” foi a escolhida para a celebração dos 36 anos da associação que já foi premiada com a medalha de mérito Grau Ouro.

Este sábado, pelas 16h30, as comemorações tiveram lugar na sede da Casa do Professor, com a apresentação do novo vídeo promocional da instituição, seguida da atuação do grupo “Caminhos da Romaria” e do corte do bolo de aniversário.

Sediada no coração de Braga, a Casa do Professor procura valorizar os docentes de todos os níveis de ensino nas dimensões profissional, social e humana.

O objetivo da organização passa por “chegar mais perto de todos” e por “dar uma resposta positiva aos seus anseios, seja sob o ponto de vista profissional, pessoal ou familiar” segundo palavras do Presidente da Direção da instituição, Hilário de Sousa.

Como tal, a organização promove atividades de tempos livres e ações associadas à ciência, à formação e à integração social. Presta, ainda, cuidados médicos e apoia situações de carência.

Contando com quase 11 000 associados, as bases da Casa do Professor assentam, segundo a mesma fonte, em quatro pilares fundamentais: “consolidar, reestruturar, desenvolver e inovar”.

Ciente da complexidade e exigência do projeto, o Presidente da Direção acrescenta que os responsáveis pela Casa do Professor trabalham para que “a intervenção incida em áreas de apoio que respondam às expectativas, às necessidades e às legítimas exigências dos professores”.

Ainda no edifício situado na Avenida Central, realiza-se esta quarta-feira, no dia 18, às 17h30, a conferência “Património cultural, património das organizações e cultura organizacional”, moderada pelo Professor Doutor João Paulo Avelãs Nunes, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

As festividades culminam no próximo sábado, com uma missa comemorativa no Templo do Bom Jesus, às 19h00, e com o jantar-concerto solidário, às 20h00, que conta com a presença da banda “The Lucky Duckies”, no Sameiro Eventos.

Uma parte das receitas reverte a favor do projeto “Novelos de Afetos – Meadas de Partilha”, que promove o sucesso escolar e a saúde infantil de alunos carenciados que frequentam a escola pública.

A participação do público nos eventos organizados está revestida, assim, de um cunho solidário, pelo que a direção apela para que se “divirta a ajudar”, na comemoração da vitalidade deste projeto nacional de apoio aos docentes.