Gil Vicente e Boavista empataram hoje, a uma bola, em jogo referente à 23ª jornada da Liga NOS. A formação minhota esteve perto de somar um desaire comprometedor, mas uma cabeçada de Berger, bem perto do fim do encontro, permitiu ao Gil Vicente somar um ponto.

A partida começou algo enfadonha, com ambas as equipas a sentirem a responsabilidade do encontro e o impacto que um resultado negativo poderia implicar nas contas pela manutenção. Ainda assim, o Boavista foi a primeira equipa a criar perigo junto da baliza contrária.

Pragmática, a formação orientada por Petit apostou nos lances de bola parada, colocando Adriano à prova por duas vezes, na sequência de remates de Tengarrinha e Afonso Figueiredo. Algo desinspirados, os jogadores minhotos revelaram algumas dificuldades para entrar verdadeiramente na partida, pelo que a superioridade boavisteira acabava por não constituir uma surpresa.

No entanto, os comandados de José Mota despertaram já na parte final do primeiro tempo, assumindo o controlo das principais incidências do encontro. Desta forma, o Gil acordou para uma reta final onde se instalou na área boavisteira, criando alguns lances de aperto junto à baliza de Mika. Neste período, destaque para um lance em que Simy enviou a bola à barra e para um golo anulado a Yazalde.

No regresso dos balneários, o jogo acalmou, com ambas as formações a voltarem a demostrar dificuldades em chegar com perigo até à área contrária. Apesar disso, o jogo ficou partido já que, quer o Boavista, quer o Gil Vicente, tiveram oportunidades para desfazer o nulo. Ainda assim, a ineficácia acabou por tomar conta dos intervenientes já que nenhuma das equipas parecia conseguir desfazer o nulo. Pura ilusão.

Quando o empate a zeros parecia já ser uma realidade, o cabo-verdiano Brito, ex-jogador do Gil Vicente, deu vantagem à equipa forasteira. Cruzamento de Uchebo e Brito, ao segundo poste, só teve de cabecear para o fundo das redes gilistas. Balde de água fria em Barcelos.

Cientes da importância deste desafio, os jogadores barcelenses não desistiram e já muito perto do fim da partida acabaram por chegar à igualdade. Cruzamento de Evaldo e Berger, com uma cabeçada vitoriosa, evitou uma derrota que poderia ter graves implicações na luta pela manutenção.