“Grande Hotel Budapeste” e “Birdman” entraram empatados em nomeações e saíram com o mesmo número de estatuetas. Quatro para cada um, mais exatamente. Foram os grandes vencedores da noite, apesar de “Birdman” ter levado para casa os Óscares mais importantes da noite, o de Melhor Filme e de Melhor Realizador (Alejandro González Iñárritu).

A 87ª cerimónia dos Óscares aconteceu ontem no Dolby Theatre em Los Angels, foi transmitida em mais de 200 países (incluindo Portugal) e foi apresentada pelo ator Neil Patrick Harris que entreteve a plateia com piadas, previsões e números musicais.

O anfitrião da noite participou no filme “Em Parte Incerta” de David Fischer que estava nomeado apenas para um Óscar de Melhor Atriz. Contudo Rosamund Pike acabou por perder a estatueta para Julianne Moore em “O Meu Nome é Alice”.

Sem grandes surpresas, o ator e modelo britânico Eddie Redmayne, viu a sua performance no filme biográfico “A Teoria de Tudo” ser reconhecida com o Óscar de Melhor Ator.

A categoria de Melhor Ator Secundário foi a primeira da noite a ser distinguida. Lupita Nyong’o entregou a estatueta dourada a J.K. Simmons que interpretou um professor de música muito pouco ortodoxo em “Whiplash”.

Já Patricia Arquette levou para casa o seu merecido Óscar de Melhor Atriz Secundaria no filme “Boyhood” que demorou 12 anos a concluir. Um dos momentos altos da noite foi o seu discurso onde defendeu a igualdade de géneros e de direitos. Mais uma vez, Meryl Streep sai derrotada.

“Ida”, o filme polaco, foi o vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O prémio de Melhor Curta-Metragem foi atribuído a “The Phone Call”.

“CitizenFour” foi distinguido com o Melhor Documentário e “Crisis Hotline: Veterans Press 1” com Melhor Curta Documental.

Nas categorias da Animação os vencedores foram “Big Hero 6” com o prémio de Melhor Filme de Animação e “Festim” em Melhor Curta-Metragem de Animação.

“O Jogo da Imitação” foi um dos derrotados na noite, arrecadando apenas o Óscar de Melhor Argumento Adaptado. Já na categoria de Melhor Argumento Original “Birdman” não deu hipóteses à concorrência. O filme de Iñárritu ainda ganhou o Óscar de Melhor Fotografia.

John Legend e Common atuaram com a canção nomeada “Glory” para o filme “Selma” que levou a plateia a aplaudir em pé. Logo de seguida voltaram a subir ao palco para receber o Óscar de Melhor Canção Original.  Mas foi o “Grande Hotel Budapeste” que arrecadou o Óscar para melhor Banda Sonora Original.  “Sniper Americano” apenas venceu na categoria de Melhor Edição de Som. “Whiplash”, que ficou em terceiro lugar no número de estatuetas ganhas, conquistou os Óscar de Melhor Mistura de Som e de Melhor Montagem.

O “Grande Hotel Budapeste” levou as estatuetas mais técnicas e não deu hipóteses aos restantes nomeados nas categorias de Melhor Guarda-Roupa, Melhor Caracterização e Melhor Cenografia.

“Intersellar” recebe a estatueta de Melhores Efeitos Visuais.

A cerimónia dos Óscares contou ainda com vários números musicais onde se destacou Lady Gaga ao cantar “The Sound of Music” que deixou a plateia encantada. Os discursos apesar de rápidos foram mais além do que os habituais agradecimentos. Destacam-se os de Patricia Arquette e de Julianne Moore. A gala teve um ritmo acelerado mas o espetáculo não chegou a ser espetacular. Porém, o cenário nunca esteve tão bonito como nesta 87ª edição.

Vencedores:

Melhor Actor Secundário – J. K. Simmons (“Whiplash”)

Melhor Guarda-Roupa – Milena Canonero (“Grande Hotel Budapeste”)

Melhor Caracterização – Mark Coulier & Frances Hannon (“Grande Hotel Budapeste”)

Melhor Filme Estrangeiro – “Ida” (Pawel Pawlikowski)

Melhor Curta-Metragem – “The Phone Call” (Mat Kirkby & James Lucas)

Melhor Documentário Curta-Metragem – “Crisis Hotline: Veterans Press 1” (Ellen Goosenberg Kent & Dana Perry)

Melhor Mistura de Som – “Whiplash” (Craig Mann, Ben Wilkins & Thomas Curley)

Melhor Edição de Som – “Sniper Americano” (Alan Robert Murray & Bub Asman)

Melhor Actriz Secundária – Patricia Arquette (“Boyhood”)

Melhores Efeitos Visuais – “Interstellar” (Paul J. Franklin, Andrew Lockley, Ian Hunter, Scott R. Fisher)

Melhor Curta Animada – “Feast” (Patrick Osborne and Kristina Reed)

Melhor Filme de Animação – “Big Hero 6” (Don Hall, Chris Williams & Roy Conli)

Melhor Direcção Artística – “Grande Hotel Budapeste” (Milena Canonero)

Melhor Fototografia – “Birdman” (Emmanuel Lubezki)

Melhor Edição de Filme – Tom Cross (“Whiplash”)

Melhor Documentário – “CitizenFour” (Laura Poitras, Mathilde Bonnefoy & Dirk Wilutzky)

Melhor Canção Original – Glory (“Selma” – John Stephens & Lonnie Lynn)

Melhor Banda Sonora – Alexandre Desplat (“Grande Hotel Budapeste”)

Melhor Argumento Original – “Birdman” (Emmanuel Lubezki)

Melhor Argumento Adaptado – “Imitation Game” (Graham Moore)

Melhor Realizador – Alejandro G. Iñarritu (“Birdman”)

Melhor Actor – Eddie Redmayne (“Teoria de Tudo”)

Melhor Actriz – Julianne Moore (“Still Alice”)

Melhor Filme – “Birdman” (Alejandro G. Iñárritu, John Lesher & James W. Skotchdopole)