Moreirense vence Gil Vicente em derby minhoto
O Moreirense derrotou hoje, em Barcelos, o Gil Vicente por uma bola a zero e está cada vez mais perto de assegurar a manutenção na Liga NOS.
O jogo começou a ritmo muito lento. Ainda assim, foram surgindo, desde o primeiro minuto, várias oportunidades para cada lado, mas nenhuma delas foi aproveitada. Destaque para um remate perigoso de André Simões que passou por cima da barra da baliza de Marafona. Simy pouco depois fez pior, já que isolado fez um autêntico passe para Adriano.
Aos 60 minutos, tendo o Gil entrado mais forte na segunda parte, o jogo começou a ficar mais movimentado, principalmente com o acordar do Moreirense, que aos 64′ fez entrar Gerso. E enquanto a equipa da casa escorregava e perdia a bola durante os ataques, Gerso aproveitou uma assistência de Alex e, chutando por cima, fez o primeiro e único golo da partida.
Desde esse momento até ao final da partida os gilistas apertaram com a defesa da equipa de Moreira de Cónegos. Aos 79 minutos, o Gil falhou por pouco o empate e, já perto dos 90, Simy tentou uma última vez, não conseguindo concretizar. E uma tentativa de último recurso já em tempo de descontos, na qual até o guardião dos barcelenses se colocou na grande área adversária, quase resultou em golo de baliza aberta a favor do Moreirense.
Apesar de o jogo não ter sido grande fonte de entretenimento, teve os seus momentos nervosos. Não foram poucos os remates à baliza, e enquanto muitas bolas passaram ao lado, Facchini na baliza do Gil e Marafona nas redes do Moreirense tiveram um papel fulcral, segurando a bola em situações perigosas. Alguns erros de arbitragem agitaram as bancadas do Estádio Cidade de Barcelos, assim como as faltas e as bolas rasantes que passaram pela frente da baliza, por vezes sem serem sequer tocadas.
O Gil Vicente continua assim a lutar pela permanência, enquanto o Moreirense está mais perto de a garantir, tendo 31 pontos.