Formado em Ciências da Comunicação, na UMinho, o chief creative officer da BBDO, Rui Silva, esteve em Braga para uma aula aberta de publicidade, conduzida no auditório do Instituto de Engenharia, no passado dia 16 de março. 

Perante uma plateia preenchida, com alunos de diferentes áreas, Rui Silva afirmou que “nos anos 90, as pessoas pensavam todas dentro dos mesmos formatos”. O que se fazia, nessa década, “era como marcar conferências de imprensa sem ter algo relevante para dizer”, explicou.

Apresentado, como exemplos, algumas “campanhas originais”, como as da GEICO, empresa de seguros automóveis americana e a tão conhecida D. Inércia, o chairman BBDO, lembrou a importância da “noção de conteúdo” na publicidade contemporânea. Rui Silva sublinhou, ainda, o interesse das marcas em atuarem como “engagers”, e o papel social da internet, que deu aos cidadãos a possibilidade de uma “opinião própria”.

Cátia Pereira, aluna do 3º ano de Ciências da Comunicação, na especialidade de Relações Públicas e Publicidade, considera que a aula foi “muito interessante”, uma vez que a elucidou acerca das transformações no setor, no último século.

No final sessão, Rui Artur, como era conhecido pelos colegas de curso, foi surpreendido e homenageado com a atribuição de um certificado de sócio honorário do GACCUM, entregue pela atual presidente da Assembleia Geral do grupo, Cláudia Barros. O diplomado da UMinho foi ainda congratulado com a medalha do ICS, atribuída pela presidente do Instituto das Ciências Sociais, Helena Sousa.

A atividade inseriu-se no âmbito dos mestrados em Ciências da Comunicação e em Comunicação, Arte Cultura.

[metaslider id=6486]

Fotos: Ricardo Castro