O Liftoff, Gabinete do Empreendedor da Associação Académica da UMinho (AAUM), realizou no dia 11 de março mais uma edição do seminário “O Capital da Juventude”. O evento incluiu quatro painéis com oradores de diversas áreas e contou com a participação de vários estudantes minhotos, com o objetivo de debater a potencialidade dos jovens empreendedores. 

O seminário “Capital da Juventude”, que já vai na 4º edição, tem o intuito de abordar as estratégias determinantes para o sucesso e as temáticas relacionadas com as potencialidades dos jovens. O presidente da AAUM, Carlos Videira, descreve o seminário como um espaço de “contacto próximo, direto e informal com um conjunto de pessoas que se tornaram referências pela capacidade de definir objetivos e trabalhar para os atingir”. Acrescentando que “é acima de tudo um espaço de partilha de experiências”.

Os recursos capitais e estratégias para o sucesso foram o tema do primeiro painel do evento. Um dos oradores convidados foi o consultor e orador motivacional, Moacir Rauber, que explicou o que é necessário na área do empreendedorismo: “Empreender é aproveitar oportunidades, repensar, estar disposto a investir 10.000 mil horas”. Moacir Rauber salientou ainda que “a inovação faz parte do empreendedorismo”.

O vice-campeão nacional de Taekwondo e estudante de Arquitetura na UMinho, Nuno Costa, e o diretor do projeto da Betweien, Narciso Moreira, integraram o restante painel de oradores e abordaram questões relacionadas com os recursos ao sucesso, o percurso, as escolhas e a importância da sustentabilidade dos projetos.

Os objetivos e os obstáculos que surgem ao longo do percurso pessoal e profissional foram outros tópicos em destaque no segundo painel do evento. O escritor e viajante, Mateus Brandão, o diretor da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, Pedro Soares, e a apresentadora e produtora de rádio na RFM, Carla Rocha, revelaram aos estudantes minhotos os “Sonhos da Juventude” e partilharam a experiência adquirida nas respetivas áreas de formação. A comunicação das aspirações a outras pessoas foi uma das ideias transmitidas por Carla Rocha: “É preciso comunicar o sonho às pessoas certas no momento certo”.

Os oradores deixaram ainda algumas mensagens de motivação aos estudantes da UMinho: “Independentemente dos sonhos, não há razão nenhuma para abdicar deles e devemos arregaçar as mangas e partir em busca das ambições”, afirmou Mateus Brandão. Pedro Soares insistiu na importância de enfrentar os problemas: “As dificuldades trazem sempre oportunidades e importa as atitudes perante os obstáculos”. Acrescentando que “ter objetivos é importante, mas o mais difícil é ter a coragem de dar o primeiro passo”.

As potencialidades dos jovens e os caminhos para um futuro de sucesso foram debatidos no painel III – “Jovens de Futuro”. No debate esteve presente a cantora do projeto musical Sequin, Ana Miró, que falou dos fatores que distinguem a juventude de hoje. “A única coisa que distingue a juventude de hoje são as circunstâncias em que vivemos. E lidar com as circunstâncias é algo que nos pode tornar mais fortes”, explicou.

O terceiro painel do seminário contou ainda com a presença da fundadora da Startup Pirates, Inês Silva, e do fundador da Surftotal, Pedro Almendra que salientou que “a importância de ter uma missão na vida e aliar a paixão a essa missão”.

O Seminário O Capital da Juventude realizou-se pela quarta vez consecutiva na UMinho e resultou da colaboração da AAUM com a Capital Europeia da Juventude em 2012. A quarta edição da iniciativa do Liftoff foi alargada pela primeira vez a Guimarães com a tertúlia “Capital Semente: será o empreendedorismo para todos?”, que decorreu à noite na Casa Amarela.

Para Carlos Videira, as expetativas em relação ao evento foram satisfeitas: “Esta é uma iniciativa consolidada e penso que atingimos os objetivos, no que diz respeito à diversidade de oradores e participantes”.