O conjunto comandado por Rui Vitória perdeu 4-1 em Alvalade, em jogo a contar para a 26ª jornada da Liga NOS. Diante de um Vitória sem os argumentos que demonstrou na primeira volta do campeonato, o Sporting, sem deslumbrar, convenceu a tribuna de Alvalade com pragmatismo e eficácia.

A composta moldura humana em Alvalade não intimidou a turma de Rui Vitória, que entrou na partida com vontade de surpreender, explorando a lentidão dos leões nos minutos iniciais. Os minhotos avisaram Rui Patrício, mas aos 14 minutos foram surpreendidos pelo Sporting. Quando ninguém o previa, Miguel Lopes recuperou uma bola junta à área vimaranense e foi João Mário quem finalizou de cabeça, depois do cruzamento certeiro de Carrillo.

O jogo tinha poucos motivos de interesse, com mais cartões amarelos que oportunidades de golo. O Sporting parecia controlar o jogo perante um Vitória desanimado, sem a alma que o costuma caracterizar. Miguel Lopes, que aproveitou a ausência de Cédric para se destacar, rematou forte, com Douglas a desviar para a barra e, na recarga, Josué corta o remate de Nani, cometendo penalti. Na conversão, Adrien Silva fez o segundo golo da partida.

Miguel Lopes, um dos melhores do encontro, continuou a marcar terreno na luta pela titularidade e juntou mais uma assistência, antes do final da primeira parte. O lateral português bateu o adversário em velocidade, cruzou da linha de fundo para o segundo poste, onde Slimani só teve de confirmar o 3-0.

No regresso dos balneários, o Sporting mostrava-se paciente no controlo do jogo, perante um Vitória que procurava atenuar o resultado. A jogada de maior perigo dos minhotos teve o pé de Rui Patrício a negar o cabeceamento de Gui. O conjunto de Rui Vitória mostrava-se mais forte na segunda parte, mas Nii Plange confortou os adeptos sportinguistas. O árbitro, Jorge Sousa, considerou que o jogador vimaranense fez falta sobre Carlos Mané e Nani, chamado a marcar, enganou Douglas, alargando a vantagem dos leões.

Até ao apito final, Paulo Oliveira foi expulso por acumulação de amarelos por falta sobre Tomané, deixando o Sporting reduzido a dez unidades. No lance seguinte, o Vitória chegou ao golo num lance com culpas repartidas entre Patrício e Jefferson que não se fazem a bola no seguimento de um livre, deixando Kanu cabecear para o fundo da baliza.

O encontro terminou com a vitória dos homens da casa por 4-1, sendo que o Vitória, nos últimos sete jogos só consegui ganhar um. Os minhotos recebem na próxima semana o Arouca, à procura de terminar a crise de resultados que assolou Guimarães.