Começa hoje a quarta edição do Working Ideas, que irá decorrer até 6 de maio, no campus de Gualtar e no Edifício GNRation. Este projeto tem como principal objetivo incentivar e impulsionar a conceção e desenvolvimento de ideias de negócio, através de empreendedores organizados em equipa.

O Working Ideas, uma das maiores atividades promovidas pelo Liftoff, beneficia de formação gratuita, e permite que os participantes trabalhem uma ideia de negócio. Contudo, os alunos interessados não necessitam de ter um plano, uma vez que podem não ter uma ideia e ser integrados numa equipa. Os grupos são formados, com os 30 candidatos selecionados, segundo as suas competências, de maneira a criar equipas multidisciplinares que se complementam.

Durante as duas semanas, estão organizados vários workshops essenciais para o desenvolvimento das ideias. Paralelamente são oferecidos aos candidatos formação, coaching e mentoria, em regime pós-laboral, importantes para colocar em prática o negócio idealizado.

A atividade procura dotar os participantes de várias competências diferenciadoras. No que à criação do próprio emprego diz respeito, o Working Ideas está pensado de forma a trabalhar ferramentas cruciais para que os jovens consigam avançar com as suas ideias de negócio, atuais ou futuras”, explica Joana Barbosa, técnica responsável pelo evento.

Esta iniciativa contará com a presença de vários mentores e formadores como, por exemplo, Tiago Sequeira (InvestBraga), Simão Soares (Silicolife), Roberto Machado (GroupBuddies) e José Dionísio (Primavera). Os mentores foram “escolhidos pela sua experiência de mercado, visão estratégica e conhecimentos técnicos, competências que irão contribuir para melhorar o projeto de cada grupo, afirma Joana.

Quanto à receptividade ao evento, o Working Ideas “superou as expectativas”, destaca a técnica responsável. “Tivemos dezenas de candidatos de várias áreas e com diferentes perfis, e é isso mesmo que se pretende: criar equipas multidisciplinares e que se complementem”, conclui.

O Liftoff Working Ideas termina, dia 6 de maio, com pitch realizado a potenciais investidores que vêm à UMinho para ouvir, avaliar e investir nas ideas apresentadas.

Está prevista uma nova edição do Working Ideas em Azurém no final do ano.