Debates, partilha de experiências e de conhecimentos e convívio assinalaram a sexta edição da JeniAL, o Encontro Nacional de Júnior Empresas e Iniciativas. Entre os dias 10 e 12 de abril, a cidade de Braga reuniu cerca de 100 júnior empresários de vários pontos do país.

O programa do Encontro Nacional de Júnior Empresas e Iniciativas incluiu diversos workshops, com os objetivos de introduzir modelos de negócio e ensinar como potenciar o desenvolvimento de soluções, e meetups, que contaram com a presença de vários empreendedores e de representantes de várias empresas nacionais.

Segundo Hugo Gomes, Project Manager do jeniAL 2015, o evento “superou as expectativas da organização e os participantes foram excepcionais, ajudando a criar um bom ambiente e interação entre todos”.

Com o lema “Aprender Fazendo”, Hugo defende que não existia melhor forma de ‘aprender’ do que estar perto de quem está a ‘fazer’. Desta forma, optaram por convidar empresas e pessoas que têm experiência em áreas como marketing, comunicação, consultoria e recursos humanos.

O projeto “JeKnowledge Academy”, no campo da responsabilidade social, a “Junitec”, na área da inovação e o “ISCTE Junior Consulting” venceu o prémio de projeto do ano e foi considerada a júnior empresa do ano, e a “Lisbon PH”, apreciada como a iniciativa do ano, foram os premiados pela JADE Portugal. Esta edição ficou marcada também pela entrega do prémio “Júnior Iniciativa do Ano” à “Lisboa PH”, uma iniciativa que passou a Júnior Empresa juntamente com a “ISCAC Junior Solutions”. A “JUNITEC” recebeu ainda uma menção honrosa pelos seus 25 anos de existência.

Acerca da organização, o representante da Young Minho Enterprise afirma que a equipa foi “fenomenal” por em pouco mais de três meses ter conseguido criar um evento “muito coeso e rico no seu conteúdo”. Ciente de que desta forma conseguem contribuir para o crescimento do movimento, acredita que todos os envolvidos saíram com uma “boa impressão”.

Relativamente à cidade escolhida, Hugo confessa que era “um desejo já antigo de impulsionar a Young Minho Enterprise para o panorama do movimento júnior português, de maneira a mostrar a potência que a Universidade do Minho e a júnior empresa têm atualmente”.

 “A atividade demonstrou o excelente trabalho que a Young Minho Enterprise consegue fazer, apesar de ser relativamente recente. Queremo-nos afirmar como uma júnior empresa de excelência, acreditando no potencial e empenho dos nossos membros”, conclui Hugo Gomes.

A sexta edição da JeniAL foi organizada pela Young Minho Enterprise, júnior empresa da Universidade do Minho, em cooperação com a JADE Portugal, a Federação de Júnior Empresas de Portugal.