Estudantes da UMinho escolhem novos representantes para o Conselho Geral na próxima terça-feira
Terminou ontem, dia 10 de abril, o período de campanha para a eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Geral. As listas A, encabeçada por Carlos Videira, e B, representada por José Mário Sousa, são as duas opções de voto dos estudantes minhotos, que se dirigem às urnas já na próxima terça-feira, dia 14 de abril.
Entre o dia 27 de março e 10 de abril, os candidatos deram a conhecer os seus projetos.
Sob o lema “Assegura os Teus Direitos”, a lista A, liderada pelo atual presidente da Associação Académica da UMinho (AAUM), Carlos Videira, defende um conjunto de objetivos que visam afirmar o papel dos estudantes e defender os seus interesses junto do Conselho Geral, com “uma garantia de seriedade, competência, responsabilidade e intransigência nos valores defendidos”. A proposta conta com perto de 120 subscritores.
Algumas das linhas orientadoras desta candidatura passam pela participação ativa dos representantes nas decisões que envolvem a comunidade académica, assim como pela auscultação das opiniões e sugestões dos estudantes, acerca dos temas tratados no Conselho Geral. A defesa da qualidade de ensino, a luta por um reforço de financiamento para as Instituições de Ensino Superior, com uma nova fórmula, e a proposta de alterações ao Regulamento do Provedor do Estudante da UMinho são outras das bandeiras erguidas pelo grupo.
No âmbito social, a lista A também defende um conjunto de ideias, tais como: a contestação das alterações dos valores das propinas, a reivindicação de maior atenção ao crescente abandono escolar na UMinho, a reintegração de estudantes que tenham abandonado os estudos, através do “Programa Retomar”, e a defesa da continuação do Fundo Social de Emergência na UMinho.
A lista B, que alega mover-se “Por uma UMinho melhor”, é encabeçada por José Mário Sousa, estudante do 2º ano da licenciatura em Economia, e conta com 104 subscritores. A principal preocupação desta equipa é inverter a baixa participação dos alunos nas decisões da UMinho.
As prioridades da proposta da lista B incluem a cooperação da UMinho com várias entidades exteriores, a defesa de políticas de incentivo à investigação e formação, a manutenção do atual valor das propinas, e o aumento da oferta educativa.
Muitos estudantes minhotos mostraram não ter conhecimento destas eleições, quando questionados pelo ComUM. “Não estou a par de nada, acerca das eleições para os representantes dos estudantes”, explicou Paulo Pereira. O estudante do 1º ano de Medicina lamentou, ainda, a “fraca divulgação” da atividade eleitoral, aspeto que deverá limitar a afluência às urnas. Uma opinião partilhada por Angelina Senra, aluna do 4º ano de Psicologia: “Não sei se foi por distração, ou por falta de informação, mas não sabia que se iam realizar essas eleições”.
No entanto, a jovem está interessada em exercer o seu voto. “Vou informar-me e votar, pois se, enquanto estudante, vou ser representada, quero ter lugar nessa decisão”, afirmou. Angelina reforçou, ainda, a importância da escolha dos estudantes para o Conselho Geral: “A partir do momento em que passamos a ter representantes no Conselho Geral, ganhamos uma voz, passamos a ter algo a dizer, em relação aos assuntos que nos dizem respeito”.
Segundo os Estatutos da UMinho, o Conselho Geral é “o órgão colegial máximo de governo e de decisão estratégica da universidade, integrando representantes dos seus corpos e personalidades externas, vinculando a sua ação à realização da missão da universidade e à prossecução do interesse público”. No quadro das competências deste órgão destaca-se a participação no processo de fixação do valor das propinas, de aprovação do orçamento e de eleição do reitor.
O Conselho Geral é constituído por 12 representantes dos professores e investigadores, um representante do pessoal não docente e não investigador, seis membros externos e quatro representantes dos estudantes eleitos pelos alunos da academia minhota.
Na próxima terça-feira, dia 14 de abril, os alunos da UMinho elegem os próximos representantes no Conselho Geral. A lista eleita toma posse no dia 8 de junho.
Andreia Cunha | Vânia Lima



