A segunda edição do ‘Westbay Lab Festival’ vai decorrer entre 10 e 18 de abril, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães. Este festival, que terá música mas também encontros, pretende abrir portas à sociedade civil e dar a descobrir música.

No primeiro dia, reúnem-se os artistas, no Centro de Criação Candoso, com o intuito de formar grupos a fim de trabalharem para o festival. A 16 e 17 de abril, estão previstas as conversas entre os criadores e a audiência. Nos mesmos dias, ocorrem as Conferências PRO (ligadas à criação musical), a decorrer no Palácio Vila Flor; à noite, pelas 22h00, os showcases do polaco Fismoll e dos islandeses Young Karin, no Café Concerto. O útlimo dia contará com os concertos de Sensible Soccers, no Pequeno Auditório. Noiserv e Blaudzun, no Grande Auditório, terminando com Mr. Herbert Quain, também no Café Concerto.

Estabelecido com o ‘European Talent Exchange Programme’ (ETEP), o ‘Westbay Lab Festival’ trata-se de um conjunto de concertos, conferências, showcases e talks, em que o público tem a oportunidade de interagir com a música, bem como de entender mais sobre o seu processo de criação. Objetivos como estabelecer uma ligação ao futuro, em que se insere a realidade digital e os novos desafios ou reunir um conjunto de propostas e modelos de negócio nesta área também estão na lista dos objetivos deste festival.

Depois de uma edição no ano anterior, este evento regressa. Processo, Pensamento e Produto constituem os três “eixos vetoriais”, segundo a denominação da instituição cultural. Alguns dos oradores das conversas destacam estes momentos como os seus favoritos.

Os bilhetes, já à venda, encontram-se ora nos locais habituais – CCVF, FNAC, El Corte Inglés, Worten – ora online, em www.oficina.bilheteiraonline.pt. O passe geral para os concertos do dia 18 tem um custo de 12,00 euros. Os showcases, as conferências e as talks, nas ruas da cidade, são de entrada livre.