Em jogo a contar para a 30ª jornada da Liga NOS, o Gil Vicente venceu a Académica por 1-2, num jogo em que os três golos foram marcados de grande penalidade. Com esta vitória, os gilistas mantêm a penúltima posição, agora mais perto dos lugares de permanência, embora os adversários diretos só joguem amanhã.

No Estádio Cidade de Coimbra, assistimos a um início de jogo com ambas as formações a tentarem ganhar ascendente uma sobre a outra. Ainda assim, o Gil Vicente foi a primeira equipa a aproximar-se da área adversária com perigo.

Perto dos 25 minutos do encontro, o árbitro da partida, Artur Soares Dias, assinalou grande penalidade para os homens de Coimbra, por alegada falta de Berger sobre Rafael Lopes. Na transformação do castigo máximo, Rui Pedro colocou a Académica na frente do marcador.

Aos 38 minutos, o árbitro voltou a marcar penalty, desta feita favorável ao Gil Vicente. O juiz da partida castigou Cristiano por falta sobre Semedo. Rúben Ribeiro não desperdiçou a oportunidade e devolveu a igualdade aos minhotos.

No reatamento da partida, o guião manteve-se e o equilíbrio era a nota dominante. No entanto, aos 66 minutos, nova grande penalidade para a formação de José Mota. Avto não vacilou perante o guardião dos estudantes e colocou o Gil Vicente em vantagem.

Nos últimos dez minutos do final do encontro, de registar apenas a expulsão de Ivanildo, da Académica, por acumulação de amarelos. Vitória importante para o Gil Vicente manter a esperança da manutenção.