A 6ª edição dos Exames Oficiais de Língua Chinesa (HSK) e de Oralidade (HSKK) terá lugar, no próximo dia 16 de maio, no campus de Gualtar. Estas são as únicas provas cuja validade é reconhecida internacionalmente e sancionada pelas autoridades oficiais chinesas. Na UMinho, a aplicação dos testes está a cargo do Instituto Confúcio.

Os exames podem ser realizados pelos alunos que frequentam os cursos livres promovidos pelo Instituto Confúcio, bem como pelos estudantes do projeto “Ensino de Chinês nas Escolas”, da licenciatura em Línguas e Culturas Orientais e, ainda, do mestrado em Estudos Interculturais de Português/Chinês.

Esta é uma forma de o Instituto Confúcio apelar à qualidade do ensino da língua e testar os conhecimentos adquiridos pelos alunos, em cursos situados até ao nível V de aprendizagem.

As provas são organizadas oficialmente pela Hanban – Gabinete de Divulgação da Língua Chinesa no Mundo -, sob a tutela do ministério da Educação da República Popular da China.

Genericamente, os exames destinam-se aos estudantes que aprendem o idioma como língua estrangeira e cujos diplomas são reconhecidos em qualquer parte do mundo.

As inscrições encerraram no dia 6 de abril.

Liliana Malainho | Renata Cunha