O regresso da força do ABC
Como nas maiores epopeias, esta história começa in media res.
A sete minutos do fim, na final da Taça de Portugal de andebol, o ABC/UMinho está em vantagem frente ao FC Porto, graças a um golo marcado pouco antes, por David Tavares. Os portistas, que jogam com menos um, por expulsão de Ricardo Moreira, param o jogo, reúnem-se e tentam um golpe de asa. Avançam para o que resta com apenas cinco jogadores e sem treinador, porque a exclusão de Obradovic obriga a retirar outro elemento de campo.
Os dragões montam o cavalo de Tróia, avançam para a área minhota e o assalto final vale-lhes um livre de sete metros, que pode atirar a decisão para o prolongamento, no último lance. Depois de todo um jogo disputado, equilibrado e jogado nos limites, com alternâncias de marcador, a decisão está num duelo entre Hugo Santos e Humberto Gomes. Ao jeito do velho Oeste.
Humberto agiganta-se na baliza do ABC/UMinho, trava o remate, destrói a esperança portista e confirma o regresso dos minhotos aos títulos, seis anos depois.
«Desta vez, fui eu, no último segundo, a resolver, mas foi o trabalho da equipa toda durante os 60 minutos que nos deu a vitória. Nós somos uma família, sempre fomos», diz o guarda-redes, que, depois de ter saído para o Sporting, voltou para o ABC em 2010. Humberto recusa ser herói numa história de sonho, porque, insiste, o mérito é partilhado. Um por todos e todos por um.
A verdade é que «há muito tempo» que o ABC corria atrás de um título. A vitória na Taça de Portugal, o primeiro título sob a presidência de João Luís Nogueira, quebrou um ciclo de seis anos sem qualquer troféu conquistado e aumentou a cobiça pelos jogadores. «É sinal que trabalhamos bem, que eles estão a evoluir», diz Carlos Resende, líder de uma equipa que, ao contrário dos principais rivais, não se dedica exclusivamente ao andebol.
Neste triunfo, os responsáveis do clube percebem que pode estar o mote para reavivar a capacidade vencedora do ABC e para o pavilhão Flávio Sá Leite reconquistar o título de “Catedral do Andebol”. Até ao fecho da temporada, a equipa bracarense pode ainda vencer mais duas competições: o campeonato nacional e a europeia Taça Challenge.
No entanto, no campeonato, as coisas não começaram bem. Neste fim de semana, nas meias-finais, o ABC perdeu os dois primeiros jogos – à melhor de cinco – com o Sporting e está obrigado a duas vitórias em casa para poder empatar a eliminatória. «Temos que ter os pés bem assentes na terra, mas queremos muito ganhar», diz o capitão, Humberto Gomes.
Com os pés no chão e com o sonho na mente, além da motivação de já ter quebrado o período de ausência de títulos, o ABC de Braga promete continuar a lutar para recuperar a chama de outros tempos. Com «ambição, capacidade de trabalho e humildade», garante o treinador, porque só assim se verá a força do ABC.
Reportagem: Ricardo Costa
Imagem: André Malheiro