Inspirado em instituições inglesas e americanas, o Instituto de Ciências Sociais (ICS) produziu um vídeo que mostra o que é ser “estudante ICS”, aproximando, em poucos minutos, a escola aos atuais e futuros alunos e a toda comunidade académica.

A vice-presidente do Conselho Pedagógico e produtora executiva do vídeo, Teresa Ruão, esclarece que o mesmo, intitulado de “O teu futuro começa agora”, tem como objetivo dar a conhecer “o que há para oferecer no instituto, o que é o ICS e o que as pessoas podem ser na escola”. Nesse sentido, “nada melhor do que um produto muito nosso para dar a conhecer – à comunidade externa mas também à Universidade do Minho – o Instituto de Ciências Sociais”, explica.

Depois de feito o apelo à equipa de voluntários e realizados os testes de câmara, foram reunidos alguns alunos das licenciaturas da escola para constituir o elenco do vídeo. Daí que tenha sido um trabalho desenvolvido por alunos, para alunos, futuros alunos e alumni. Ainda assim, Teresa Ruão acrescenta que é necessário “centrar o foco deste trabalho nos estudantes do secundário que começam a pensar no futuro, a questionar as possibilidades e a enfrentar os seus receios.”. O vídeo funciona como uma apresentação do vasto leque de oportunidades, recursos e apoios que o ICS oferece.

 

Uma formação de excelência e uma cultura de trabalho continuam a ser pilares para lançar bons profissionais no mercado,

 

Responsáveis pela realização e edição do video, João Paulo Pereira, André Malheiro e Paulo Nogueira afirmam que trabalhar num ambiente familiar torna tudo mais agradável. João Pereira, aluno do 2º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação, destaca a diversão das gravações e a possibilidade de ter ajudado “a demonstrar o quão diferente a vida de uma pessoa se torna ao entrar na casa ICS.”

No que toca à escolha dos espaços onde as gravações aconteceram, o critério foi evidenciar o lado turístico da cidade de Braga, “não só num contexto institucional, mas também a um nível académico e de lazer”, justifica André Malheiro. Paulo Nogueira acrescenta, ainda, que “a escolha dos locais foi feita a pensar na ligação que cada curso pode ter a um determinado sítio”.

Segundo Teresa Ruão, o suporte digital “era, de facto, uma necessidade”. Nesse sentido, existe uma forte aposta nas redes sociais e no domínio online, uma vez que são os meios mais procurados pelos jovens no que toca à procura de informação.

O vídeo promocional do ICS é um filme sem guião em que os alunos conversam sobre as suas experiências após a entrada na universidade e no instituto, o que permite maior proximidade com os espectadores.

Marta Barbosa e Teresa Ruão foram as responsáveis pela produção e pela produção executiva, respetivamente. A realização e a edição ficaram a cargo de Paulo Nogueira, aluno do 3º ano da licenciatura em História, de André Malheiro, mestrando em Ciências da Comunicação, e de João Paulo Pereira, estudante do 2º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação.

 

Liliana Malainho | Renata Cunha