SC Braga cede empate diante do Belenenses
O SC Braga empatou com o Belenenses, na Pedreira, 1-1, num jogo muito disputado, marcado por duas expulsões para a equipa da casa, na abertura da 30ªjornada da Liga NOS.
O jogo começou muito equilibrado, sem nenhuma das equipas a conseguir impor o seu ritmo de jogo sobre a outra. A primeira oportunidade de golo surgiu aos 10 minutos, para os minhotos, quando Pedro Santos cabeceou por cima após cruzamento de Tiago Gomes.
Os homens do emblema da Cruz de Cristo pareceram acordar após este lance e, depois de Rui Fonte ter ameaçado o golo aos 14 minutos, Pelé acabou mesmo por concretizar um minuto depois, num remate de primeira de fora da área.
Os bracarenses tentaram ir atrás do prejuízo, criando mais oportunidades junto à área dos lisboetas e dominando no capítulo da posse de bola, mas sem nunca conseguir criar verdadeiro perigo. Aos 32 minutos, surgiu a melhor oportunidade para os arsenalistas na primeira parte, com Zé Luís a falhar o golo após passe de Pedro Santos, não surgindo mais lances perigosos até ao final do primeiro tempo.
A segunda parte começou com o SC Braga a manter a mesma intensidade com que terminou a primeira, tentando o empate e dominando o jogo.
Aos 66 minutos, os minhotos veem as duas dificuldades aumentarem, após Pedro Santos ser expulso, por acumulação de amarelos, na sequência de uma simulação na grande área do Belenenses.
Mesmo jogando com superioridade numérica, a formação de Belém não conseguia impor-se no jogo, cedendo a posse de bola aos homens da casa.
Os dez minutos finais do encontro foram de grande intensidade e emoção: aos 80 minutos, Nélson atirou a bola ao ferro da baliza de Kritciuk, não conseguindo concretizar o 2-0 e, três minutos volvidos, o guardião Ventura voltou a segurar novo remate de Zé Luís.
Aos 86 minutos, surgiu finalmente o tento do empate: Pedro Tiba conseguiu desviar na cara do golo, após um cabeceamento que acabou por ser uma assistência de Zé Luís, após um canto da equipa bracarense.
A partida não conheceu mais lances de perigo e as duas equipas pareciam conformadas com o empate, sendo que o jogo não acabaria sem antes Pedro Tiba ter recebido ordem de expulsão depois de ter jogado com a mão na área adversária.
Com o empate, o SC Braga vê o seu lugar europeu quase assegurado, enquanto o Belenenses volta para o Restelo com apenas um ponto e o risco de ficar mais afastado do acesso aos palcos europeus em 2015/16.