SC Braga vence derby minhoto em Barcelos
O SC Braga venceu (0-2) o derby minhoto frente ao Gil Vicente, em Barcelos, a contar para a 27ª jornada da Liga NOS.
Numa primeira parte de bom nível, foram os bracarenses que mais procuraram o golo. Logo no primeiro lance de perigo, conduzido por Djavan na esquerda, Diogo Viana derrubou o lateral brasileiro na grande área, com João Capela a assinalar grande penalidade. Na conversão, Zé Luís colocou a equipa visitante em vantagem.
À passagem do quarto de hora, novo golo bracarense, novo golo de Zé Luís. Boa combinação do avançado cabo-verdiano com Rafa que termina com a bola no fundo das redes defendidas por Adriano Facchini.
Numa altura em que o SC Braga controlava a partida, o Gil Vicente começou a crescer no jogo e chegou à baliza, primeiro por Rúben Ribeiro, com um remate de fora da área intercetado pela defesa bracarense e, mais tarde, foi a vez de Simy criar perigo, aproveitando um mau atraso de Santos.
Antes do fim da primeira parte, ambas as equipas dispuseram de oportunidades flagrantes. Primeiro foi o Gil Vicente, através de um remate potente de Jander que bateu com estrondo na barra da baliza defendida por Kritsiuk. Do lado do Braga foi Pedro Santos quem dispôs da melhor oportunidade, falhando isolado. Na recarga, Rúben Micael não conseguiu fazer melhor do que o extremo português.
Os destaques: Zé Luís foi a principal figura do derby
Com uma vantagem de dois golos, os arsenalistas entraram na segunda parte para segurar resultado, apostando inicialmente, em saídas rápidas em contra-ataque.
O Gil, a precisar de marcar, começou a assumir a responsabilidade do jogo e criou algumas oportunidades de golo, embora sem efeitos práticos. Primeiro, Jander falhou escandalosamente em posição frontal à baliza do Braga. Mais tarde, foi Rúben Ribeiro que criou algum perigo.
Com o jogo controlado, o SC Braga ainda dispôs de oportunidades soberanas para chegar à goleada. No mesmo lance, uma tripla ocasião: Zé Luís rematou contra a defesa barcelense, Rúben Micael também falhou a recarga e, por fim, Pedro Santos rematou para fora.
Nos últimos minutos, o Gil ainda tentou o golo de honra mas a eficácia estava do lado da equipa do SC Braga.
Com este resultado, os bracarenses passam a somar 50 pontos no quarto lugar da tabela classificativa, enquanto o Gil Vicente continua em penúltimo, com apenas 19 pontos, estando cada vez mais complicada a missão de se manter no primeiro escalão.