A Universidade do Minho, juntamente com as universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Nova de Lisboa e Porto, foi destacada entre as melhores a nível nacional pelo maior estudo sobre as instituições do ensino superior do mundo.

Portugal tem seis instituições de ensino superior entre as melhores do mundo, de acordo com o estudo. A investigação foi o principal ponto forte das instituições portuguesas com destaque para a Universidade do Minho que reforçou a sua classificação em vários indicadores das dimensões de investigação e internacionalização – publicações científicas, índice de citações, publicações mais citadas, publicações interdisciplinares e staff académico internacional –, tendo 11 deles classificados com nota máxima.

Foram analisados no total 31 indicadores, agrupados em cinco áreas: ensino, investigação, transferência de conhecimento, orientação para internacionalização e envolvimento regional. Cada instituição pode apostar em diferentes áreas de especialização e, como tal, os autores do estudo salientam que não pretendem simplesmente fazer o ranking das melhores universidades do mundo.

Este estudo financiado pela União Europeia avaliou, nesta segunda edição, mais de 1200 instituições de ensino superior. Ao contrário dos atuais rankings internacionais de avaliação de desempenho das universidades, o O-Multirank utiliza uma abordagem multidimensional com recurso a uma ferramenta única que permite a comparação do desempenho de instituições de ensino superior em indicadores classificados em 5 níveis (A – Muito Bom e E- Fraco).