O BC Barcelos garantiu um lugar nas meias-finais da Liga Portuguesa de Basquetebol, depois de ter vencido, ontem, o Algés, por 66-54, no quinto jogo entre as duas equipas. A formação de José Ricardo Rodrigues fez história, porque nunca o clube barcelense – que este ano comemora 20 anos de actividade – chegara tão longe.

Depois de duas vitórias para cada equipa, ambas conquistadas nos respetivos terrenos, a partida decisiva, em Barcelos, originou um confronto muito equilibrado, muito atado e que, no primeiro quarto, teve poucos pontos. O equilíbrio traduziu-se ao intervalo, altura em que a equipa barcelense vencia por um ponto de vantagem (26-25).

Na etapa complementar, o BC Barcelos, mais assertivo e afoito, conseguiu ficar mais confortável no jogo, ganhando uma margem de segurança interessante com um parcial de 22-9 no terceiro período. A equipa do Algés acabaria mesmo por conseguir vantagem no último quarto, vencendo por 18-20, mas o BC Barcelos nunca deixou perigar o resultado.

O jogador Marko Loncovic, do BC Barcelos, foi o homem do jogo, com 25 de valorização, tendo assinado um duplo-duplo (16 pontos e 11 ressaltos).

Nas meias-finais, os barcelenses vão medir forças com o vizinho minhoto, Vitória SC.