A “botnroll.com Soccer Team” vai participar no Mundial de Robótica RoboCup’2015. A competição vai juntar equipas de 45 países, em Hefei, na China, entre os dias 17 a 23 de julho. Esta é a quarta vez que a “SoccerJunior” fica apurada para uma prova mundial.

Desta vez, o apuramento foi conseguido com uma vitória na prova de futebol robótico júnior (Open League) do Robótica’2015 – Festival Nacional de Robótica.

A equipa é constituída por Tiago Ribeiro (aluno do MIEEIC), Inês Ribeiro (aluna da Escola Secundária Francisco de Holanda), António Ribeiro (aluno da Escola João de Meira), e por José Cruz (aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores), que lidera o grupo.

O projeto insere-se no Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia, que já participa nestes eventos desde 1998.

Para Fernando Ribeiro, um dos professores responsáveis pela equipa, “estes concursos são importantes porque motivam os alunos, e dão notoriedade internacional à universidade, assim como à escola [Escola de Engenharia da UMinho], que já é muito respeitada nesta área”. O docente sublinha, ainda, a importância das competições, a nível pessoal e profissional, uma vez que as competições promovem a troca de experiencias e conhecimentos.

A equipa da UM é composta por dois robôs, um guarda-redes e um atacante.

Para Fernando Ribeiro, os principais pontos fortes dos robôs passam pela alta e rápida capacidade de localização destes instrumentos no espaço, assim como pela facilidade de movimentação. Características que conferem aos robôs uma maior capacidade de “controlo” e “estratégia de jogo”.

De olhos postos no mundial, Fernando Ribeiro reforça a confiança da equipa, reconhecendo que, depois de cinco anos de trabalho, “as expectativas já não podem ser muito baixas”.