A abertura da Associação da Escola de Psicologia – “Apsi” – está para breve. A revelação foi feita durante a cerimónia de comemoração do 6º aniversário desta unidade da Universidade do Minho, no passado dia 9 de março.

A presidente da Escola de Psicologia, Isabel Soares, esclarece que a “APsi” “pretende ser uma associação de prestação de serviços de psicologia à comunidade em geral”. O organismo vai funcionar no âmbito da UMinho, em colaboração com os Serviços de Ação Social, e com as Câmaras Municipais de Braga e de Guimarães, “enquanto representantes da comunidade local”, acrescenta.

Isabel Soares assegura, ainda, a “elevada qualidade” e rigor científico dos serviços que vão ser prestados pela associação. A “APsi” vai fixar “custos controlados” para os seus associados, de modo a garantir que cidadãos com mais dificuldades económicas possam beneficiar de acompanhamento psicológico.

A criação da associação da EP integra o processo de restruturação do serviço de Psicologia da UMinho, que prevê a criação de novas parcerias.

No que compete à APsi, a associação será “organizada em diferentes unidades de intervenção, no domínio da Psicologia”. Prevê-se que esta associação dê continuidade às atividades em curso, potenciando, ainda, a execução de novos projetos, “promotores do bem-estar das populações”.

Esta unidade já alcançou grandes metas no domínio da investigação. Isabel Soares apresenta a “APsi” como “uma mais-valia para a promoção da qualidade dos serviços de Psicologia prestados à comunidade”.