Finlandês Jari-Matti Latvala vence Rali de Portugal
Jari-Matti Latvala venceu, este domingo, o Rali de Portugal. O piloto finlandês terminou com 8,2 segundos de vantagem sobre Sebastien Ogier e triunfou pela primeira vez em 2015. Na quinta prova do Campeonato do Mundo, o pódio foi totalmente dominado pela Volkswagen.
Na primeira passagem do último dia, Ogier até foi o mais rápido e relançou a expetativa da vitória final. No mítico troço de Fafe, o francês reduziu de 9,5 para 7,8 os segundos de desvantagem face ao líder. Contudo, Latvala susteve a investida e, na classificativa de Vieira do Minho, aumentou a vantagem para 10,4s.
De regresso a Fafe, na especial que valia pontos extra – três para o primeiro, dois para o segundo e um para o terceiro – Ogier, atual líder do campeonato, bateu Latvala por 2,2 segundos e Mikkelsen por quatro. Um resultado que bastou ao finlandês para conservar a vantagem e vencer pela primeira vez em Portugal.
O norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen) terminou a 28,6s do primeiro e colocou o outro Polo R WRC no pódio final, após ultrapassar Kris Meeke (Citroën). A estrear o Ford Fiesta RS WRC, Ott Tänak fechou os cinco primeiros. Miguel Campos foi o melhor português, terminando no 20.º posto. O último dia ficou também marcado pelo violento acidente de Jari Ketomaa, no Salto da Pereira (Fafe), apenas com danos no carro do piloto da Ford.
Ao longo de quatro dias, houve festa, poeira e um grande espetáculo. Dos pilotos no troço aos espetadores em redor. No fim, o gelo de um nórdico vitorioso acentuou o calor vivido pelos milhares que, desde quinta-feira, puderam peregrinar aos caminhos nortenhos do Rali de Portugal, 14 anos depois.