Estudante nepalesa da UMinho vai apoiar reconstrução do país
Na sequência da tragédia natural que está a abalar o Nepal, desde o dia 25 de abril, um grupo de estudantes da UMinho promoveu uma campanha de angariação de fundos. O objetivo era ajudar a colega nepalesa Pratiksha Panthee a desenvolver um projeto de voluntariado para apoiar a requalificação do país asiático.
A estudar Medicina na UMinho, Pratiksha Panthee estava longe de casa quando o Nepal tremou, pela primeira vez, a 25 de abril. Um sismo de magnitude 7,8 graus, na escala de Ritcher, fez mais de 8 mil mortos, deixando o país em estado de destruição.
De imediato, um grupo de estudantes da UMinho mobilizou-se no sentido de ajudar a colega a deslocar-se até ao Nepal, para ajudar na recuperação das zonas mais afetadas.
Cerca de 900 pessoas, entre estudantes, ex-estudantes e professores, participaram numa campanha de angariação de fundos, divulgada nas redes sociais. A ideia partiu de outro estudante de Medicina, Gerrit Högemann, que começou por criar um grupo secreto no Facebook.
Pratiksha Panthee teve conhecimento da iniciativa uma semana depois, numa altura em que os jovens já tinham consigo angariar 1200 euros. “Quando cheguei à Escola de Ciências da Saúde, encontrei 50 colegas a segurar uma folha, onde estava escrito ‘1 minute 4 Nepal’, e ficamos em silêncio em nome da destruição”, explica. “Depois, viraram a folha, e estava escrito ‘Help P go home’, e uma amiga deu-me um cheque com o dinheiro que foi angariado”, acrescenta.
Emocionada e surpreendida com o gesto solidário dos amigos, Pratiksha explicou que a sua família não foi afetada pelo sismo e que já tinha intenção de viajar para o Nepal, no final do mês de maio. A deslocação será paga pelos pais. Ainda assim, a jovem decidiu aplicar a quantia doada, não na sua deslocação, mas num projeto solidário. “Quando me deram o dinheiro decidi que ia investi-lo num projeto de voluntariado, que estou a organizar, a favor das aldeias rurais destruídas pelo terramoto”, explica.
No total, foram doados 1200€ a favor da campanha. A verba será aplicada, na totalidade, na recuperação do país asiático.



Maio 17, 2015
Parabéns Pratiksha e aos teus colegas também , pelo lindo gesto de solidariedade. Gostava de falar contigo para vermos de que modo a Associação Famílias pode ajudar. Nós já o fizemos pela AMI . Beijinhos!
Animo e Felicidades na tua acção!