O Vitória SC deslocou-se este sábado a Coimbra para disputar a última jornada da atual edição da Liga NOS, vencendo a Académica por 4-2.

Com o quarto lugar ainda possível de alcançar, o Vitória partiu para cima da Académica, criando vários lances perigosos para a baliza defendida por Lee. Aos 34′, Nuno Valente remata de fora da área e abre o marcador para os minhotos. Antes de entrar, a bola sofre um desvio num defesa da Briosa, traindo o guarda-redes.

Não tardou a resposta dos estudantes, que cinco minutos depois repõem a igualdade no marcador através de Pedro Nuno.

Antes do final da primeira parte, a Briosa ainda dispôs de uma oportunidade flagrante, novamente por Pedro Nuno, que desta vez rematou por cima da baliza de Douglas.

Na segunda parte surgiu um Vitória mais forte, determinado a cumprir o seu papel de vencer o seu jogo e esperar um deslize do rival SC Braga. Logo aos 53′, Otávio coloca novamente os vimaranenses em vantagem. O médio emprestado pelo FC Porto aos vimaranenses aparece sozinho no coração da área, dando o melhor seguimento ao cruzamento do também emprestado Sami.

Embalado com o golo anterior, o Vitória chega, seis minutos mais tarde, ao golo da tranquilidade, através de Tomané, que aproveita uma bola que parecia perdida. No entanto, o avançado de 22 anos parte de posição irregular, não assinalada pelo assistente de Marco Ferreira.

A Académica não baixou os braços e conseguiu relançar o jogo com um golo a 20 minutos do fim. Ivanildo remata com força uma bola que vem no ar e fuzila as redes defendidas pelo brasileiro Douglas.

Praticamente até ao final da partida, o jogo foi controlado pelos da casa que criaram múltiplas oportunidades de golo. Primeiro por Esgaio, numa jogada individual do jovem português e mais tarde por Aderlan, com um remate colocado apenas travado por Douglas.

No quarto e último minuto de compensação, o Vitória voltou a marcar novamente por Nuno Valente, com o jovem português a dar o melhor seguimento ao cruzamento rasteiro de Alvez, fixando o resultado final em 2-4.

Com esta vitória, o Vitória de Guimarães termina o campeonato no quinto lugar, já que a hipótese de alcançarem o quarto foi impossibilitada pela goleada imposta pelo rival SC Braga ao Vitória de Setúbal (5-0).