De 13 a 24 de junho, a cidade de Braga volta a ser o palco das Festas de São João. Entre concertos, desfiles e concursos, este ano estão previstas 116 iniciativas naquela que é considerada a “maior festa popular de Portugal”.

As tradições seculares da Dança do Rei David e do Auto do Carro dos Pastores são os elementos que se repetem ano após ano, mas as festividades contam também com o festival de cavaquinhos, as exposições, os concertos com artistas conhecidos pelo público, exibições de rua, cortejos e procissões.

O primeiro fim de semana de festa foi marcado pelo XXVI Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos e pelo I Encontro de Joões do Mundo. O principal objetivo da Associação de Festas de São João de Braga era juntar o maior número de Joões no mesmo espaço.

“A UM vai ao São João” é o nome da noite académica que compôs o programa do dia 15 de junho. Os grupos culturais da UMinho animaram a Avenida Central, a praça do Theatro Circo e o largo do Barão de S. Martinho.

No dia 16 de junho foi emitido, no Theatro Circo, um documentário que retrata as festas sanjoaninas de Braga. “O São João é de Braga” apresenta uma série de imagens alusivas às Festas de São João desde a década de 1930 até 1973.

A corrida do porco preto é outro grande destaque das mais antigas crónicas referentes ao São João em Braga. O Cortejo Histórico ou do Porco Preto realiza-se no dia 19 de junho e pretende evocar as raízes ancestrais das celebrações bracarenses em honra de S. João Baptista.

Já no dia 21 de junho, mais de 600 pessoas vão desfilar pelas ruas de Braga exibindo os trajes bracarenses. A Parada Folclórica repete-se este ano, depois de ter sido reativada em 2014, 50 anos depois da criação do evento, e onde juntou 22 grupos da cidade de Braga.

Apesar das festas já se terem iniciado alguns dias antes, a abertura oficial das Festas de São João só acontece na manhã de 23 de junho. Os festejos iniciam-se com os hinos de Braga e do São João, interpretados por um conjunto de filarmónicas e pelo Orfeão de Braga e Coro Académico da Universidade do Minho.

A madrugada do último dia de festa, 24 de junho, vai ser animada por David Fonseca e à noite Mickael Carreira sobe ao palco, na Avenida Central, para encerrar as Festas de São João de Braga.

Na edição de 2015, as festividades sanjoaninas vão envolver, no total, mais de oito mil pessoas, 168 associações, cerca de 188 horas de programação, 19 espetáculos, 12 exposições e 9 desfiles. A Associação de Festas de São João de Braga espera acolher um milhão de participantes na cidade.