Guimarães é palco da 28.ª edição dos Festivais Gil Vicente
Guimarães recebe a 28.ª edição dos Festivais Gil Vicente. O evento começou na passada quinta-feira, dia 4 de junho e estende-se até sábado, dia 13 de junho. O cartaz é composto pela exibição de peças de teatro contemporâneas, que tratam matérias atuais e “implicam um olhar renovado em cada edição”, afirma a organização dos Festivais Gil Vicente.
Com a sua primeira edição em 1987, o evento tem vindo a acontecer, ininterruptamente, todos os anos. Nesta edição, os Festivais Gil Vicente contam com uma mostra de trabalhos dos alunos do curso de Teatro da Universidade do Minho, sendo que tal demonstra o empenho da cidade em estabelecer um elo entre a “vivência artística de Guimarães e os vários cursos de formação artística”, reitera a organização dos Festivais Gil Vicente. Esta é uma forma de valorizar “a formação e a profissionalização futura do teatro”, que é “importante para a cidade e para o país”, continua.
A edição de 2015 inclui, ainda, a apresentação do novo Atividiário do escritor Ricardo Henriques, um ensaio aberto, uma masterclass sobre o processo criativo e debates sobre teatro. Os bilhetes para os espetáculos têm um custo de sete euros, sendo que também estão disponíveis bilhetes gerais a 25 euros.