Luísa Costa Gomes recebe o Grande Prémio de Literatura dst
Luísa Costa Gomes venceu, por unanimidade, a XX edição do Grande Prémio de Literatura dst. De entre 135 candidaturas recebidas, a obra “Cláudio e Constantino” foi a distinguida.
Este ano o prémio foi para a escritora nascida em Lisboa, licenciada em Filosofia e professora do ensino secundário. Luísa Costa Gomes tem já várias obras publicadas, entre romances, contos, libretos e peças de teatro.
A obra foi avaliada pelo júri que este ano é constituído por Vítor Manuel de Aguiar e Silva, José Manuel Mendes e Carlos Mendes de Sousa.
O Grande Prémio de Literatura dst tem vindo a acontecer anualmente desde 1995 e distingue uma obra literária escrita em português, por um autor português, que tenha nascido e resida em território nacional. O prémio distingue alternadamente uma obra de prosa num ano e uma obra de poesia no ano seguinte, sendo que este ano coincidiu com a de prosa.
A distinção da dst é já um prémio significativo no panorama literário português, com cada vez mais participantes. Assim, constitui um estímulo à criatividade dos autores nacionais.
A vencedora vai receber o prémio, no valor de 15 mil euros, numa cerimónia que tem lugar no Theatro Circo, no próximo dia 3 de julho, sexta-feira. A cerimónia decorre pelas 21h30 e a entrada é gratuita. Esta XX edição conta com a atuação do convidado especial Luís Represas e integra na Feira do Livro de Braga, marcando o seu início.