Até sexta feira, 31 de julho, estão abertas as candidaturas para o projeto Staying Alive, direcionado a estudantes de Medicina. A iniciativa consiste em várias ações formativas em emergência médica.

O programa Staying Alive consiste num conjunto de estágios formativos em emergência médica pré-hospitalar. A organização garante pelo menos 10 vagas disponíveis por cada delegação regional – norte, centro e sul.

Os candidatos devem ser estudantes matriculados entre o 3º e o 6º ano em Medicina e estar representados por um dos associados da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM). Os participantes devem, ainda, possuir um seguro para acidentes pessoais durante o período de estágio.

As candidaturas estão abertas em duas fases: a primeira até ao dia 31 de julho e a segunda, destinada a vagas sobrantes, estará aberta entre 2 e 15 de agosto.

Os estágios têm a duração total de 24 horas, compostas por três turnos de oito horas cada. As datas serão posteriormente agendadas entre o estagiário e a respetiva delegação do INEM.

O formulário de inscrição está disponível no site da ANEM e o regulamento pode ser descarregado aqui.

O projeto inclui a realização de Estágios em Emergência Médica no INEM no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica, integração na Bolsa de Monitores do INEM na competência específica de Mass Training de Suporte Básico de Vida, colaboração em ações de Mass Training de SBV e a participação em conferências e workshops na área de Emergência Médica.