Vimaranenses preparam-se para as festas da cidade
As Festas Gualterianas estão a chegar a Guimarães. Com ponto de partida na próxima sexta-feira, dia 31 de julho, e prolongando-se até segunda-feira, dia 3 de agosto, trazem várias iniciativas, entre as quais se destacam os concertos e os diversos espetáculos. Segundo o comunicado de imprensa, prometem “cor e animação pela cidade”.
A abertura das festas conta com o Desfile de Grupo de Bombos, pelas 18h00. Pelas 21h30, no Largo de Toural, decorre o Festival Internacional de Folclore. Meia hora mais tarde, no Largo da Oliveira, dá-se o espetáculo de rua ‘Última Aduela’, encenado pela ‘Companhia Erva Daninha’. Este primeiro dia terminará com o concerto do cantor reggae Richie Campbell, ao relento da Praça da Plataforma das Artes e da Criatividade.
O segundo dia, 1 de agosto, inicia-se pelas 10h00, com a Feira de Gado e Concurso Pecuário, instaurando-se, no Largo da Oliveira, Oficinas em Marcha, direcionadas às famílias com atividades lúdicas. Da parte da tarde, a Batalha das Flores regressa aos vários pontos da cidade, com hora marcada para as 17h00. A noite lança-se com Tiago Bettencourt, a atuar na Plataforma das Artes e da Criatividade, com começo pelas 22h00. Em simultâneo, ocorre a Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina, no Largo da Condessa do Juncal, mais Cantares ao Desafio, no Coreto do Jardim da Alameda, e, ainda, um concerto do cantor Carlos Ribeiro, no Largo do Toural. O fecho fica marcado pela sessão de fogo-de-artifício, na Alameda Alfredo Pimenta.
No dia seguinte, domingo, arrancando pelas 11h00, as charretes desfilam pelas ruas da cidade. A este desfile seguem-se as Festividades Litúrgicas em honra a S. Gualter, a principiarem-se às 12h30, na Igreja de S. Francisco. No mesmo registo religioso, a Majestosa Procissão de S. Gualter deixa aquela igreja e percorre as ruas da cidade. Pelo período noturno, a música, uma vez mais, vigorará: desde as 21h30, o Despique de Bandas, com a Banda Musical de Pevidém e com a Banda Musical das Caldas das Taipas, e a atuação musical de Marco Génio, na Plataforma das Arte e da Criatividade.
Segunda-feira, 3 de agosto, é tempo para a tradicional Corrida de Cavalos decorre no Centro Equestre Loureiro Velho, em Fermentões e, à noite, o Ensemble Harmonique de Rungis ocupa o Coreto do Jardim da Alameda, para mais um concerto. As 23h00 marcam a saída da Marcha Gualteriana, da rua com o mesmo nome, que conta com a presença de carros alegóricos e de pequenas demonstrações artísticas de marcha.
A participação em qualquer festividade não tem qualquer custo, excetuando a opção de assistir à Marcha Gualteriana, do último dia, na bancada, a que acresce um custo de 7,50 euros por pessoa. Os respetivos bilhetes podem ser adquiridos nos seguintes locais: Centro Cultural Vila Flor, Plataforma das Artes e da Criatividade e ‘Loja Oficina’, na Rua Rainha D.ª Maria II.