Os cursos de “Chinês Turístico e Comercial” e “Língua e Cultura Chinesas” voltam a ser promovidos pelo Instituto Confúcio da Universidade do Minho (ICUM). As aulas terão início no mês de outubro e prolongar-se-ão até junho no campus de Gualtar, em Braga. Os interessados deverão inscrever-se até dia 4 de outubro.
Os cursos oferecidos pelo ICUM vocacionam-se para interesses específicos. O curso “Chinês Turístico e Comercial” apresenta quatro níveis de aprendizagem: nível I, para quem ainda não tem conhecimento da língua e deseja obtê-lo; níveis II, III e IV, para os que desejem continuar a aprofundar esta língua e os conhecimentos culturais chineses. Neste curso as aulas decorrerão ao sábado das 10h00 às 13h00.
O curso “Língua e Cultura Chinesas” é livre e dirigido especialmente aos estudantes da UMinho, apresentando dois níveis com o objetivo de preparar os inscritos para a realização do Exame Oficial de Nível de Língua Chinesa e concedendo-lhes as ferramentas necessárias para que possam estagiar ou estudar na China. As aulas decorrerão às segundas e quartas-feiras, das 18h00 às 20h00.
Apesar dos cursos terem as suas especificidades, o primeiro nível de ambos tem como objetivo dar a conhecer a língua chinesa, demonstrando aos inscritos o quão esta difere dos idiomas de sistema alfabético a todos os níveis. Já os seguintes pretendem que o aluno aprofunde os seus conhecimentos e tenha um melhor domínio da língua e da cultura.