O funcionamento das instituições europeias e o lugar de Portugal na Europa foi o mote de conversa entre os alunos de Ciências da Comunicação e o eurodeputado João Ferreira da Coligação Democrática Unitária (CDU). A conversa decorreu no âmbito da formação “Como Funciona a Europa”.
A palestra, que decorreu em tom de conversa, teve como tema central a atual crise europeia com o deputado comunista a frisar o contraste entre a Europa idealizada, cuja imagem nos é “vendida”, e a Europa real, cheia de falhas. Lembrando o momento da entrada de Portugal na CEE para estabelecer um ponto de comparação com o presente, o eurodeputado foi bem claro sobre a posição da CDU face à União Europeia (UE): “Ser contra a UE não é ser contra a Europa. Mas não podemos ser a favor desta UE”.
Confrontado com algumas perguntas da audiência sobre que futuro para Portugal dentro da União Europeia, João Ferreira defende a recuperação de uma moeda própria. “Uma saída que não está isenta de riscos, logo tem de ser acompanhada com uma política de aumento de salários e de recuperação da riqueza”, defendeu o eurodeputado da CDU.
A formação “Como Funciona a Europa” resultou da colaboração do GACCUM (Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação) e da EST (European Student Think Tank), contando ainda com a participação de Abraão Veloso, da Team Europa e de Pedro Madeira Froufe, professor de Direito da União Europeia na Universidade do Minho.
Ana Patrícia Magalhães
Ana Rita Martins