O Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor recebe, hoje, dia 1 de outubro, pelas 22h00, a Orquestra do Norte. O evento tem como principal objetivo celebrar o Dia Mundial da Música e homenagear Helena Sá e Costa, intérprete, professora, pianista e diretora artística com atividade em Guimarães.

Para além disto, pretende-se explorar o reportório artístico deixado pela pianista ao longo de várias gerações, bem como lançar novos talentos nacionais da música. Junta-se ainda a este concerto a presença de nomes conhecidos como Antonio Di Cristofano, Jania Aubakirova e Eduardo Jordão, cujo principal instrumento é o piano.

Neste primeiro concerto, o pianista Eduardo Jordão, sob direção musical de Nuno Côrte-Real, interpreta uma partitura de Ludwig van Beethoven. Na segunda parte do concerto, a Orquestra do Norte revela a admiração sentida por Beethoven ao tocar a primeira sinfonia de Johannes Brahms.

A Orquestra do Norte tem vindo a realizar concertos de norte a sul do país com reportório musical que vai desde o barroco à música contemporânea. Venceu, inclusive, o primeiro concurso nacional para a criação de orquestras regionais.

Os bilhetes são gratuitos e estão disponíveis, a partir das 10h00, no Palácio Vila Flor.