Ive Machado, aluno de Erasmus de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, realizou uma curta-metragem “Biston Betularia” selecionada para o Panorama Internacional Coisa de Cinema, cuja apresentação é esta sexta, dia 30, na cidade de Salvador (Brasil).

Ive Machado concorre, com este filme, na categoria “Competitiva Internacional” ao lado de trabalhos exibidos em festivais de Montreal (Canada), Veneza (Itália), Berlim (Alemanha) e Roterdão (Holanda). O documentário retrata o quotidiano de Elvio dos Santos, ex-aluno cabo-verdiano do mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira da UMinho, que entretanto regressou ao seu país natal. Esta curta-metragem foi desenvolvida com supervisão de Martin Dale, professor de audiovisual e multimédia da UMinho.

O Panorama Internacional Coisa de Cinema é uma competição de curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, promovida anualmente pela associação “Coisa de Cinema”, que atua na área cinematográfica desde 1995. O Festival tem lugar em vários estados do Brasil, de 28 de outubro a 4 de novembro.

“A curta-metragem nasceu dessa personalidade em trânsito que representa um movimento de resistência a um típico sistema que só o hostiliza. As exibições são uma oportunidade para replicar o discurso que o filme busca: a relação entre o sujeito e a terra estrangeira. Enquanto estudante de Erasmus, apercebi-me que existiam privilégios para com algumas pessoas e uma certa ‘alergia’ para com os que vêm do Sul. Figurar ao lado de grandes nomes é um prazer. A UMinho foi o ponto de encontro. O grande segredo por detrás da educação são as relações”, explica o jovem realizador de 22 anos.

Ive Machado é natural de Santa Catarina, no Brasil. Está atualmente a concluir o curso de “Cinema e Vídeo” na Faculdade de Artes da Universidade Estadual do Paraná, em Curitiba, depois de um período de mobilidade de seis meses na UMinho (2014-15).

Fábio Moreira e João Pedro Quesado