Na tarde do presente dia, serão inauguradas duas exposições, em Guimarães. No Palácio Vila Flor, a autoria é de Paulo Mendes, com “S de Saudade, perfilados de medo [instalação antológica de um arquivo intermitente]”, e, no Centro Internacional das Artes José Guimarães (CIAJG), a autoria é do artista que dá o nome a esta instituição, com “Os Inquéritos [à Fotografia e ao Território]: Paisagem e Povoamento”. As respetivas inaugurações dão-se pelas 16h30 e pelas 19h00.

Intitulada de “S de Saudade, perfilados de medo [instalação antológica de um arquivo intermitente]”, aí aborda-se o desassossego e inquietude causada  presença depois da morte. De acordo com o webiste do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), esta exposição explica a existência de “uma amnésia coletiva”. Segundo a mesma fonte, pretende-se chamar a atenção para um tempo e um regime que já acabaram, estando os respetivos trabalhos relacionados com “as formas, os meios e os métodos, as imagens e as suas histórias e conceções que se transformaram num «património» comum”.

No mesmo dia, o CIAJG abre ao público a exposição coletiva “Os Inquéritos [à Fotografia e ao Território]: Paisagem e Povoamento”. Aqui, é retratado o papel da fotografia no mapeamento, documentação e reprodução da imagem do território português. Tendo em conta a utilização da Serra da Estrela como ponto de partida, o objetivo reside em incitar ao pensamento sobre a vivência do próprio habitante português em Portugal e da sua relação com os outros.

Para ambas as exposições, o custo de entrada varia entre o custo de dois euros, sem descontos, e o custo de um euro, com descontos para jovens, estudantes, idosos e aderentes do Cartão Quadrilátero. Ambas as exposições estarão abertas ao público até o final de janeiro de 2016.