A 12ª edição do OUT.FEST regressa hoje, dia 8 de outubro, à cidade do Barreiro. O Festival Internacional de Música Exploratória irá decorrer em três espaços diferentes, todos com marcas culturais da comunidade local: no Museu Industrial da Baía do Tejo, na ADAO – Associação para o Desenvolvimento das Artes e Ofícios – e na Escola Conde de Ferreira, Centro de Produção e Participação Artística.
Com final previsto para o dia 11 deste mês, o festival apresentará 21 concertos de música experimental nas suas diferentes vertentes, incluindo jazz, música improvisada, eletrónica, clássica e novas linguagens.
O festival conta com a presença de músicos de vários países, como Russel Haswell, ligado à música eletrónica, os AMM, Niagara, Laraaji, Akira Sakata, Caveira. Ao contrário do que se afirma no cartaz do festival, os The Magic Science Quartet não fazem parte do programa.
Um festival que não traz apenas espetáculos, mas também formações e workshops ligados à música experimental, dá a conhecer ao público a história e o panorama geral da criação musical de vanguarda.
Os horários variam de dia para dia e de espaço para espaço, tendo início geralmente às 15h00. Excecionalmente, o dia 11 de outubro iniciar-se-á com uma sessão de yoga às 11h00, dinamizada pelo músico e ator Laraaji.
Joana Lopes Ferreira