Estreando-se a solo, começou por cantar no grupo hip hop/soul Legião Vermelha e, mais tarde, na banda Bams Cooper.
Colton Benjamin apresenta o seu primeiro álbum, a ser lançado no próximo dia 16 de outubro, nas várias plataformas digitais. Numa onda de jazz, já foi lançado o primeiro tema “Sail Away”.
Neste álbum, o artista aborda temas como romance, viagens, cultura e política, baseando-se em experiências pessoais. Com lançamento marcado para sexta-feira, dia 16, o cantor luso-angolano antecipa a sua estreia discográfica com o single de jazz “Sail Away”, que, segundo a editora ‘Farol Música’, retrata “os altos e baixos de um relacionamento compartilhado jazzisticamente, retratando a efemeridade de uma perspetiva pouco sóbria de compreender o amor.“
“Pirate Route” é o nome do disco que conta com a colaboração de Royal Brandy (Holanda), Daniel Alexander (The Illumination Experience), Leslie Roxen Tan (Holanda), Paulo Carvalho (Nu Soul Family) e Pedro Mourato (Skills & Bunny Crew). Este trabalho teve ainda a ajuda do jazzman Miguel Teixeira e de D-Compost na parte técnica.
O cantor, que nasceu e cresceu em Lisboa, passou grande parte dos últimos dois anos entre Londres e Estocolmo, tendo começado a cantar no grupo hip hop/soul Legião Vermelha e, mais tarde, na banda Bams Cooper.
Depois de vários anos a apoiar artistas como Jorge Fernando, Virgul, Nuno Guerreiro ou Dino Santiago, chega a sua estreia discográfica individual. Influenciado pela coleção de vinis da família, pelo jazz, bossa nova e ainda por artistas como Curtis Mayfield ou Jimi Hendrix, Colton apresenta um álbum de jazz experimental com marcas de soul, funk e blues.