O SC Braga e o FC Porto empataram a zero, em partida da oitava jornada da Liga NOS.
Os minhotos, que na quinta-feira anterior defrontaram o Marselha para a Liga Europa, viajaram até à Invicta sem contar com o contributo do avançado Ahmed Hassan. Paulo Fonseca fez alinhar o sérvio Stolijkovic ao lado de Rui Fonte, mas logo aos 16 minutos de jogo viu-se privado de outra peça-chave no seu sistema: o lateral brasileiro Djavan lesionou-se e foi substituído pelo compatriota Marcelo Goiano.
Assente no seu 4x4x2 habitual mas com uma postura mais conservadora, o Braga foi capaz de manter o FC Porto longe da sua área na primeira meia hora. Só à passagem do minuto 40, os portistas conseguiram penetrar no último terço arsenalista e causar verdadeiro perigo. Tello perdeu no duelo com Kritciuk e, na recarga, André André atirou ligeiramente ao lado.
O intervalo chegava numa toada mais morna que interessava sobretudo aos Guerreiros do Minho, já que partiam para este encontro com menos 48 horas de descanso que o seu adversário.
Na segunda parte, os comandados de Julen Lopetegui procuraram imprimir outro ritmo às suas ações, com as entradas de Alberto Bueno e Rúben Neves a sinalizarem essa intenção de acelerar processos ao nível do meio-campo.
Do lado bracarense as aproximações à baliza de Iker Casillas foram esporádicas, ainda que, aos 71 minutos, na sequência de um contra-ataque, um forte remate de Alan tenha provocado alguns calafrios aos mais de 40 mil espetadores presentes no Estádio do Dragão.
A necessidade de não deixar fugir o Sporting na classificação levou o Porto a intensificar o domínio territorial no último quarto de hora, ainda que sem resultados práticos. Aboubakar, Bueno por duas vezes e Tello ainda testaram a atenção e os reflexos de Kritciuk, mas o guardião russo esteve sempre à altura dos acontecimentos.
O apito final de Artur Soares Dias trouxe um resultado positivo para a equipa visitante, de acordo com a estratégia delineada por um timoneiro bem conhecedor da realidade adversária. O SC Braga revelou coesão defensiva, conseguindo suster o ímpeto do FC Porto.
Os minhotos somam agora 14 pontos em oito jogos, ocupando assim o quarto posto da tabela classificativa em igualdade pontual com o Paços de Ferreira e com menos um ponto do que o Rio Ave.
Na próxima jornada, o SC Braga recebe o Belenenses, num encontro que está agendado para as 16h15 de sábado e que terá transmissão televisiva na Sport Tv.