O Vitória SC não conseguiu evitar uma derrota pesada (5-1) na deslocação ao terreno do Sporting, no jogo que encerrou a 7ª jornada da Liga NOS.
Inicio complicado para Sérgio Conceição no comando do Vitória, que soma o segundo desaire consecutivo no leme da equipa minhota. Após a derrota, em casa, frente ao SC Braga, o técnico português repetiu o onze escolhido para o dérbi minhoto. A necessidade de pontuar para não perder terreno na classificação, cedo caiu por terra, com Islam Slimani a ser o principal culpado pela derrota do Vitória.
Os leões entraram melhor na partida e ao minuto 12, o ponta de lança argelino deu seguimento ao bom cruzamento de João Mário e fez o primeiro no Estádio de Alvalade. Com o Sporting a dominar totalmente o encontro, o segundo golo acabaria por chegar à passagem do minuto 25, desta vez por Teo Guttierrez que aproveitou da melhor forma um mau atraso de Montoya.
Na tentativa de dar um rumo diferente ao jogo, o técnico vimaranense fez entrar Licá para o lugar de Montoya, antes do intervalo. No regresso das cabines mais uma substituição, desta vez na equipa de arbitragem. Rui Costa, queixoso, não conseguiu continuar em campo e deu lugar ao quarto árbitro, Hélder Malheiro que se estreou na primeira liga. O árbitro substituto esteve em evidência, ao mostrar a cartolina vermelha a Bouba Saré por entrada ríspida sobre Gelson Martins.
Tarefa cada vez mais complicada para o Vitória que, em apenas dois minutos, viu Slimani e Adrien a colocarem o marcador em 4-0. O festival Slimani não ficaria por aqui e, aos 78 minutos, o argelino sentenciou a partida ao fazer um “hat-trick”. O Vitória ainda chegaria ao golo por intermédio de Josué, mas serviu apenas de consolação, pois os três pontos ficaram em Lisboa.
O Guimarães cai para a 16ª posição, apenas à frente do Tondela, mas Sérgio Conceição garante que a equipa “vai dar a volta”.