A 13ª edição do BRAGACINE – Festival Internacional de Cinema Independente de Braga – decorrerá entre os dias 16 e 17 de Novembro e terá lugar no anfiteatro A1 do Complexo Pedagógico 2 do Campus de Gualtar da Universidade do Minho (UM).

O evento foi o 1º festival de cinema independente de Portugal e esta edição contará com a presença de várias celebridades relacionadas com o mundo da 7ª arte, tais como Luciana Abreu e Dalila Carmo. No programa, para além da exibição de curtas e longas-metragens, constam duas antestreias nacionais intituladas “How I Live Now” de Kevin Macdonald e “Cold in July” de Jim Mickle. Serão também realizadas homenagens a Craig McCall (nomeado para Cannes), António Pedro Vasconcelos e Luciana Abreu, assim como a Sandra Cóias, António Capelo e Claúdia Jacques, galardoados com o prémio Augusta.

Pela primeira vez, este evento contará com a exibição de curtas-metragens realizadas por alunos do curso de Ciências de Comunicação (CC) da UM e outras duas escolas, nomeadamente a Escola Superior Artística do Porto e a Escola Soares dos Reis. O professor Martin Dale, colaborador por parte do Departamento de Ciências de Comunicação, diz que a cooperação entre o curso de CC e o BRAGACINE é “um passo importante para o curso”.

Ana Costa