O arquiteto luso Fernando Guerra foi anunciado vencedor da edição de 2015 do ‘Arcaid Images Architectural Photography Award’. A revelação foi feita, recentemente, na Singapura, no ‘World Architectural Festival’.
A obra vencedora, inserida na categoria Buildings in Use, ilustra um edifício construído em Ecublens, na Suíça – o EPFL Quartier Nord, pelo atelier de arquitetura Richeter Dahl Rocha & Associés. O prémio foi entregue no jantar do ‘World Architectural Festival’, na Singapura.
Considerado como um pioneiro no seu modo de fotografar a arquitetura, no início do ano 2000, abriu o estúdio “FG+SG” com o seu irmão, onde já contou com a colaboração de vários arquitetos portugueses como Álvaro Siza, Carlos Castanheira, Manuel Graça Dias e vários arquitetos internacionais. É reconhecido pelos seus trabalhos tanto a nível nacional como internacional, tendo tido várias publicações em revistas como Casabella, Wallpaper, Dwell, Icon, Domus, entre muitas outras do foro da arquitetura.
Para além deste mais recente galardão, em 2012 foi nomeado o “Canon Explorer” assumindo então o papel de embaixador europeu da companhia de fotografia ‘Canon’, no departamento de fotografia de arquitetura.
Nascido na capital portuguesa em 1970, Fernando Guerra é licenciado em arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa. Após a conclusão do seu grau de licenciatura, trabalhou, entre 1994 e 1999, em Macau como arquiteto. De seguida, iniciou a sua carreira como docente do curso de Arquitetura da Escola Universitária de Artes de Coimbra.