Durante o presente mês, a Casa da Música, no Porto será o palco do barroco, recebendo concertos, cantatas e sinfonias, onde Johann Sebastian Bach será o compositor de evidência. O programa decorre de dia 1 a 24 de novembro, com concertos da Akademie für Alte Musik Berlin (Academia de Música Antiga de Berlim), Andreas Staier, orquestras barrocas e pelo coro da Casa da Música.
No passado dia 1, foi apresentado Concerto para cravo em Fá menor interpretado pela Akademie für Alte Musik Berlin. Dois dias depois, foi destinado à atuação do pianista e cravista Andreas Staier. A 7 de novembro, a Orquestra Sinfónica do Porto subiu ao palco para interpretar As sete últimas palavras de Cristo na Cruz, de Joseph Haydn. No dia seguinte, a vez dos Concertos Brandeburgueses, interpretados pela Orquestra Barroca, sob a direcção de Laurence Cummings.
Johann Sebastian Bach é uma presença constante em todos os programas da Orquestra Barroca da Casa da Música em 2015. Este grupo institucional de música clássica editou em CD gravações ao vivo de obras de Avison, D. Scarlatti, Carlos Seixas, Avondano, Vivaldi, Bach, Muffat, Händel e Haydn, sob a direção de alguns dos mais prestigiados maestros da atualidade internacional.
A acontecer ainda, o coro da Casa da Música atua, revisitando composições de Heinrich Schütz e Bach, no próximo dia 15, terminando, a 24, com o Remix Ensemble Casa da Música, revisitando a obra do compositor Telemann. Respetivamente, os bilhetes têm o custo de 10 e 12 euros, em regime normal, com descontos disponíveis para os aderentes do Cartão Amigo, Lugar de Coro, assim como para os públicos jovem e sénior.