O Centro de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho (CeSIUM) vai contribuir para o Fundo Social de Emergência (FSE), um apoio atribuído a fundo perdido, isento de quaisquer taxas, que, desde 2013, se destina a ajudar financeiramente os alunos mais carenciados.
O CeSIUM fez reverter as verbas angariadas na 2ª Corrida Social, inserida na Semana de Engenharia Informática (SEI2015), para o FSE. O restaurante “Tasquinha Bracarense” mostrou também a sua solidariedade doando ao Fundo cinquenta cêntimos do valor da refeição de quem se apresentasse com a credencial da SEI2015.
No total, o CeSIUM entregou à Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) 250 euros, que serão encaminhados para a conta relativa ao FSE. Segundo Carlos Videira, presidente da AAUM, “têm havido vários núcleos de estudantes e grupos culturais a realizar iniciativas cujas receitas revertem para o Fundo Social de Emergência”.
Videira reconhece ainda que “estas verbas ajudam a reforçar o valor global destinado a apoiar estudantes” mas que “o principal mérito é a visibilidade que dão ao Fundo, afirmando a sua existência e permitindo que mais estudantes carenciados possam tomar contacto com a possibilidade de usufruir deste apoio”.