Fernando Parente foi ontem, dia 8 de novembro, eleito para o Comité Executivo da FISU – Federação Internacional de Desporto Universitário. A eleição, que decorreu durante a 34ª Assembleia Geral do organismo, em Laussane, tornou o dirigente um dos 15 assessores da organização.
O português faz, atualmente, parte dos cargos mais elevados dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) no departamento Desportivo e Cultural. Haverá, durante os próximos quatro anos, um português a exercer funções na FISU.
Fernando Parente, cuja candidatura foi entregue em Agosto do corrente ano pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), contando também com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), foi eleito por um resultado convincente de 75% dos votos, os quais deixaram o dirigente “contente” por este “reconhecimento”.
Acrescentou também que para esta eleição foi fundamental “o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, não só pelos SASUM e pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), mas também pela imagem e participações da FADU em termos internacionais”.
Na FISU, agora presidida pelo russo Oleg Matytsin, também eleito ontem, Fernando Parente não terá uma função bem delineada, podendo o seu papel passar pela organização de grandes eventos, como os Campeonatos do Mundo ou Universíadas de Verão. No entanto, o português afirmou que os eleitos trabalharão em “todas as áreas”.
O desporto universitário português ganha com esta eleição pois, participará de forma direta na FISU e irá criar “novas competências”, segundo Fernando Parente.
*Texto redigido por Daniel Azevedo