Amanhã e quinta-feira, em Delhi e Goa, na Índia, respetivamente, será apresentada a exposição ‘Territories of Portuguese Photography’. Organizada pelo festival ‘Encontros da Imagem’, pretende partilhar conhecimentos, num “cruzamento de projetos”, como refere o respetivo website.
Contando com o habitual apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, esta edição do festival ‘Encontros da Imagem’ tem a novidade de projetar fotografia no ‘Delhi Photo Festival’, no próximo dia 3, a expor no British Council da mesma cidade, e de participar na primeira edição do ‘Goa Photo Festival’, no próximo dia 5, a expor na Fundação Oriente.
A exposição ‘Territories of Portuguese Photograpghy’, a ser exibida naquelas duas cidades indianas, tem como principal objetivo criar um elo de ligação entre Portugal e a Índia, através da arte fotográfica partilhando experiências.
O ciclo expositivo será acompanhado por conversas abertas ao público profissional e geral, revelando os aspetos do processo criativo de autores portugueses, com vista ao seu enriquecimento. Será, ainda, focalizada a pesquisa sobre essa linguagem o idioma luso, apostando no seu caráter internacionalizador.
Desde sempre, esta iniciativa pretendeu promover a cultura fotográfica. Começando no ano de 1987, durante mais de um mês e meio, geram-se várias exposições, projeções, concursos de fotografia, espalhados pelo mundo. Todos os anos, o festival encontra-se responsável por organizar o “International Photography Award Emergentes dst”, considerado, de acordo com o respetivo sítio online, um dos mais prestigiados da área.
(com a colaboração de Tânia Quintas)