O festival de jazz, pelo 24.º ano, irá decorrer de 5 a 14 de novembro, em Guimarães. Várias novidades irão ocupar os palcos, contando também com a presença de músicos que já atuaram no festival em anos anteriores. Os custos de bilheteira vão desde os 2,50 euros aos 17,50 euros.

Para o primeiro dia, hoje, Guimarães recebe a banda de jazz de fusão de Ralph Towner e Paul McCandless – os Oregon- que há 19 anos protagonizaram um dos momentos mais marcantes da história do festival. Brian Blade, um dos principais bateristas da nova geração do jazz atuará dia 6. Ambos os espetáculos têm o custo de entrada de 15 euros.

Para representar uma vertente europeia do jazz, Cholet Känzig Papaux Trio, atuará, no dia 7 de novembro, seguidamente de um dos reconhecidos pianistas de jazz, Jason Moran, mais uma vez, como líder do projeto de revisitação do reportório de Fats Waller. Estes têm os preços de 10 e 15 euros, respetivamente. No domingo, dia 8 de novembro, dá-se um concerto da Big Band e Ensemble de Cordas, com o custo de 10 euros.

Nos dias 11 e 12 de novembro, Taylor Ho Bynun e Joshua Redman, respetivamente, regressam aos palcos da cidade-berço, depois de em 2014 terem sido bastante aplaudidos pelo público, apesar de neste ano, Ho Bynun regressar como líder de uma formação totalmente renovada em relação ao ano anterior, e Redman atuar com a sua banda, James Farm, depois de ter atuado como solista da Trondheim Orchestra, em 2014. Os bilhetes são custeados com 10 euros, para o dia 11, e 15 euros, para o dia 12.

Pela primeira vez no festival, estarão Archie Shepp, dia 13 de novembro, um dos saxofonistas mais influentes do free jazz e, para finalizar, depois de ter atuado por duas vezes neste festival, Maria Schneider regressa com o álbum ‘Thompson Fields’, dia 14 de novembro, após alguns anos de hiato. Tanto o primeiro como o segundo apresentam entradas de 17,50 euros.

Nesta edição, e tal como nos anos anteriores, o Guimarães Jazz contará com as jam sessions, de 5 a 7 de novembro, com o custo de 2,50 euros, e as oficinas de jazz. Este será também o segundo ano de colaboração com a Porta Jazz, que propõe a colaboração de músicos mais jovens com músicos estrangeiros. Os músicos convidados deste ano são o saxofonista José Pedro Coelho e o guitarrista Eurico Costa, cujo concerto será depois editado em CD.

A maior parte dos concertos será no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), como acontece normalmente, estando também agendado um espetáculo na Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade. As entradas podem ser adquiridas nas bilheteiras do CCVF e da Plataforma das Artes e da Criatividade, e ainda nas lojas ‘FNAC’ e ‘El Corte Inglês’ e nos websites da primeira instituição cultural e da Bilheteira Online da Oficina.