O Óquei Clube de Barcelos venceu, este domingo, o AD Valongo, por 7-4. O encontro fechou a 7ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

A partida foi transmitida na televisão e o OC Barcelos não se pôde queixar de falta de apoio: mais de uma centena de adeptos barcelenses invadiu o pavilhão de Valongo. Com um ambiente incrível, a equipa orientada por Paulo Freitas entrou melhor no jogo e inaugurou o marcador logo aos cinco minutos, com um golo de Hugo Costa.

A equipa da casa procurou o empate, mas Ricardo Silva, com enormes defesas, manteve-se firme na baliza. Aos 16 minutos, Reinaldo Ventura viu o cartão azul, no entanto, acabou por não ter grandes consequências para a sua equipa. O guarda-redes do OC Barcelos defendeu o livre direto de Nuno Araújo e, mesmo com quatro elementos em campo, os visitantes seguraram o marcador.

Já com a equipa completa, os minhotos beneficiaram de um livre direto resultante da décima falta adversária e Reinaldo Ventura não desperdiçou, colocando o marcador em 2-0. O Valongo dispôs da mesma oportunidade nos últimos minutos do primeiro tempo, mas Ricardo Silva defendeu o remate de Henrique Magalhães. Os locais insistiram e, segundos depois, João Almeida marca o primeiro para o Valongo, regressando aos balneários a perder pela margem mínima.

O OC Barcelos entrou forte na segunda parte, Hugo Costa e Reinaldo Ventura novamente de livre direto, dilataram a vantagem minhota. O segundo cartão azul da partida foi mostrado a Hugo Costa, mas a turma minhota não perdeu a vantagem de três golos nos dois minutos em que voltou a estar em desvantagem numérica.

A equipa da casa lançava-se no ataque, mas os barcelenses estavam irrepreensivelmente organizados na defesa. De tanta insistência, João Almeida consegue bisar na partida, aos 16 minutos do segundo tempo, reduzindo de meia distância. Rúben Pereira, no minuto seguinte, volta a encurtar a desvantagem, dando ânimo aos adeptos da casa.

A partida foi agitada após o minuto 19, em que Pedro Mendes marca o quinto golo do OC Barcelos. Dois minutos depois, o Valongo volta a reduzir (, com Ricardo Silva a não conseguir defender o livre direto resultante da 15ª falta da sua equipa. Ventura devolve a tranquilidade aos adeptos minhotos com o sexto golo do OC Barcelos. Hugo Costa acabou por chegar ao hat-trick e fixar o resultado em 7-4.

Com mais três pontos somados, a formação de Paulo Freitas mantém-se na quarta posição. Na 8ª Jornada, recebe o FC Porto, que se encontra a apenas dois pontos, o que permite ao OC Barcelos sonhar com o terceiro lugar, caso vença na próxima semana.