A banda australiana "Pond" lançou este ano o seu sexto álbum: "Man It Feels Like Space Again".

O álbum conta com nove novas faixas e um delicioso equilíbrio entre o mood “let’s mosh” e “let’s chill”. Este agradável balanço entre músicas mais ritmadas, e densas, e temas mais calmos e quentes, nota-se ao longo de todo o álbum e é, na minha opinião, aquilo que mais o valoriza e eleva. “Zond”, “Outside Is The Right Side” e “Elvis’ Flaming Star” são exemplos de temas mais densos e que expressam bem o rock psicadélico dos anos 80 que tão caracteriza “Pond”.

Nesta última música, “Pond” parte do tema original de Elvis Presley e revela o desejo de reunir as grandes estrelas do passado: “And I hope to bring back Elvis and get all the stars of the past together at last for a cover show”.

Por outro lado, “Medice Hat”, “Holding Out For You”, “Sitting Up On Our Crane” e “Waiting Around For Grace” são músicas que apelam a um ambiente mais calmo e tranquilo, que nos faz querer fechar os olhos e apreciar a melodia. “Waiting Around For Grace” fala sobre uma espécie de “graça” (quem sabe, divina) que parece não chegar, independentemente do que se faça.

Em entrevista à “Music Feeds”, Jay Watson afirma que toda a elaboração do álbum (desde a composição dos temas até à sua gravação) foi um processo muito “divertido, até um bocado parvo”. Acrescenta ainda que “foi muito engraçado fazer os videoclips para este álbum” e adianta que o vídeo de “Man It Feels Like Space Again”, que dá nome ao álbum, foi um dos vídeos mais “alternativos, no sense e random” que o instrumentalista já faz na sua carreira.

Outro fator a destacar neste álbum é a capa: bastante original e bem diferente das capas de álbuns anteriores da banda. Mostra-nos um certo caos e uma certa loucura, assim como elementos random e no sense. Cada música do álbum teve direito a um pequeno espaço e ilustração, mas não necessariamente ligados ao tema da cada faixa.

Capa do álbum "Man it Feels Like Space Again"

Capa do álbum “Man it Feels Like Space Again”

A banda tem sido, no entanto, alvo de vários comentários menos positivos no sentido de serem considerados uma espécie de apêndice ou complemento da banda “Tame Impala”, isto porque Kevin Parker, vocalista e guitarrista dos “Tame Impala”, foi o produtor de “Man It Feels Like Space Again”. Além disso, Jay Watson integra as duas bandas, contribuindo ativamente em ambos os grupos musicais.

Os fãs do psicadelismo de “Pond” tiveram a oportunidade de ver, e ouvir, a banda ao vivo no Festival Paredes de Coura. A banda apresentou músicas deste novo álbum e relembrou alguns “clássicos” como “Giant Tortoise” e “You Broke My Cool”. “Pond” tocou no palco secundário, que pareceu um pouco pequeno para a loucura e energia que se sentia no ar, tanto por parte do público como dos elementos da banda.