Manuel Caldeira Cabral, economista e professor da Universidade do Minho, será Ministro da Economia do Governo do Partido Socialista (PS), liderado por António Costa.
Caldeira Cabral licenciou-se em 1992 em Economia na Universidade Nova de Lisboa, onde fez depois um mestrado em Economia Aplicada em 1996. O recém-apontado ministro concluiu o doutoramento na Universidade de Nottingham. Foi também jornalista no Diário Económico e no Semanário Económico.
Até abril, dividiu as aulas com a elaboração do conjunto de propostas em matéria de economia e finanças que serviram de base ao programa eleitoral de António Costa. Nas eleições de 4 de Outubro, foi o cabeça de lista, como independente, no círculo de Braga.
O professor da Escola de Economia e Gestão era há muito dado como provável ministro num governo do PS, tanto com António Costa como ainda com António José Seguro, dado que fez parte do grupo de conselheiros económicos do ex-líder do partido. Desta vez, regressa ao Ministério da Economia, já não como assessor, mas ministro – visto que havia sido assessor de Teixeira dos Santos no Ministério das Finanças e de Manuel Pinho no Ministério da Economia.
O XXI Governo Constitucional foi, assim, apresentado esta terça-feira pelo líder do PS, António Costa, ao Presidente da República, Cavaco Silva. O novo Governo terá 17 ministérios, dos quais quatro são liderados por mulheres. A composição completa do novo Executivo pode ser consultada aqui.